Juízes prestam solidariedade a Moro

Através de uma nota, os juízes federais de Alagoas manifestaram apoio ao juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, que vem sofrendo duras críticas após revelar, entre outros, diálogos entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; de acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), seccional Alagoas, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente

Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro participa de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça, na sede Associação dos Juízes Federais do Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro participa de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça, na sede Associação dos Juízes Federais do Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) (Foto: Voney Malta)

Alagoas 247 - Por meio de uma nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (17), os juízes federais de Alagoas manifestaram apoio ao juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, responsável pela condução da operação Lava Jato no primeiro grau. Sérgio Moro vem sofrendo duras críticas após revelar um conteúdo suspeito entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na visão dos juízes, é importante que as investigações sejam realizadas com transparência e independência do Poder Judiciário. 

De acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), seccional Alagoas, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente. Segundo a nota, isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente fundamentados no ordenamento jurídico.

"Nós, juízes federais aqui reunidos, com todos os juízes federais brasileiros que se encontram neste momento perante as sedes da Justiça Federal, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava Jato", diz um trecho.

Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando da posse no cargo. Os magistrados alertaram que estão vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios que não os estabelecidos na ordem jurídica e rechaçam com veemência qualquer ameaça dirigida a membros do Poder Judiciário. 

"A Justiça Federal brasileira, da qual fazemos parte, ao lado do juiz federal Sérgio Moro, tem uma história centenária pautada pela defesa dos direitos dos cidadãos e da ordem democrática, com observância aos princípios fundamentais. Temos consciência que o Judiciário está em constante aperfeiçoamento. Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações, para atender determinadas situações especiais",  diz outro trecho da nota oficial distribuída à imprensa. 

Por fim, a associação alerta que a Justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, "motivo pelo qual estamos ao lado do juiz federal Sérgio Moro e de os demais juízes, desembargadores e ministros que atuam nos processos da Operação Lava Jato".

A nota, datada de 17 de março de 2016, está assinada pelos seguintes magistrados:

FREDERICO WILDSON DA SILVA DANTAS

Juiz Federal Diretor do Foro

SEBASTIÃO JOSÉ VASQUES DE MORAES

Juiz Federal da 4ª Vara

SÉRGIO JOSÉ WANDERLEY DE MENDONÇA

Juiz Federal Presidente da Turma Recursal dos JEFS (3ª Relatoria)

ANDRÉ LUÍS MAIA TOBIAS GRANJA

Juiz Federal da 1ª Vara

RAIMUNDO ALVES DE CAMPOS JÚNIOR

Juiz Federal da 13ª Vara

ANDRÉ CARVALHO MONTEIRO

Juiz Federal da 2ª Vara

GUSTAVO DE MENDONÇA GOMES

Juiz Federal da 6ª Vara

JOSÉ DONATO DE ARAÚJO NETO

Juiz Federal da 5ª Vara

FELINI DE OLIVEIRA WANDERLEY

Juiz Federal da 14ª Vara

SÉRGIO DE ABREU BRITO

Juiz Federal da 2ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs

GUILHERME MASAITI HIRATA YENDO

Juiz Federal da 1ª Relatoria da Turma Recursal dos JEFs

 ALOYSIO CAVALCANTI LIMA

Juiz Federal da 12ª Vara

 ISABELLE MARNE CAVALCANTI DE OLIVEIRA LIMA

Juíza Federal da 10ª Vara

 CAMILA MONTEIRO PULLIN MILAN

Juíza Federal Substituta da 4ª Vara

 CARLOS VINÍCIUS CALHEIROS NOBRE

Juiz Federal Substituto da 9ª Vara

 FLÁVIO MARCONDES SOARES RODRIGUES

Juiz Federal Substituto da 10ª Vara

Com gazetaweb.com e assessoria

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247