Lacerda dá sinais de que quer voar mais alto
Tmido e com desempenho ruim nas cmeras, h quatro anos o prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), era apenas um poste apoiado por Acio (PSDB) e Pimentel (PT). Agora, surge como potencial candidato ao governo mineiro, com um ambicioso plano de reforma de favelas para ser entregue justamente no ano eleitoral de 2014
Minas 247 - O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), surgiu para a política meio como um outsider. De jeito tímido e meio atrapalhada ao falar para as câmeras, foi logo apelidado de “poste” na eleição de 2008. Muito “analista” dizia que o então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do governo Aécio Neves só se elegeria devido ao apoio de peso das duas principais lideranças do momento, o próprio Aécio, do PSDB, e o então prefeito Fernando Pimentel, do PT.
O tempo passou, Lacerda, já eleito prefeito da capital mineira, colecionou bons índices de aprovação (mas também de críticas negativas) e, agora, está autorizado a sonhar com voos mais altos. Se confirmar o favoritismo e for reeleito em outubro, já passa a ser automaticamente candidato ao governo mineiro daqui a dois anos. Com o apoio do presidenciável Aécio Neves. Ou de um de seus “padrinhos”, o ministro Fernando Pimentel. Ou, em seu cenário ideal, com o apoio dos dois.
Quem viu a desenvoltura do ex-tímido Marcio Lacerda no 1º de maio, nesta-terça, em Belo Horizonte, sabe que esse panorama não é irreal. Cerca de 30 mil pessoas compareceram à festa promovida pela Força Sindical. Estavam lá mais pelos shows do que pelos comícios, mas ouviram um animado Lacerda discursar. Por pouco tempo, mas o suficiente para dar seu recado. Em um ato dominado por críticas ao governo federal, vindas de lideranças da Força, o prefeito de BH elogiou o governo Dilma e afirmou que o país está no rumo certo.
Há cerca de um mês, ele esteve em São Paulo reunido com aliados da presidenta, a convite de Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo do antecessor de Dilma é ter uma alternativa viável a Aécio Neves no estado - a avaliação é que o senador tucano terá ampla maioria de votos dos mineiros em 2014, e é preciso conter essa perspectiva. Lula teria até escolhido os nomes para o PT apoiar na eleição estadual: Pimentel; o presidente do PSB em Minas, Walfrido dos Mares Guia; e Marcio Lacerda.
O prefeito da capital já tem até sua “plataforma” para apresentar aos mineiros em 2014. A prefeitura apresentou um ambicioso plano de urbanização e de favelas na cidade, que inclui construção de unidades habitacionais. O programa vai atender 11 comunidades de BH e receberá pelo menos R$ 130 milhões de investimento. A previsão para entrega do resultado das obras é o início de… 2014 - ano das eleições para o Palácio Tiradentes. No cômputo geral, a Prefeitura de BH deverá investir quase R$ 1 bilhão em obras de urbanização da cidade.
Claro que, para o plano der certo, é preciso combinar com os adversários. Em outras palavras, Lacerda terá de ser reeleito. Uma derrota em outubro certamente enterra suas pretensões para voos mais altos. É o favorito e conta com o apoio de um chapão de quase 20 partidos. Mas, nos últimos meses, sua gestão tem sido alvo de críticas. No meio cultural, por exemplo, Lacerda não é bem visto. Na imprensa, eventualmente também tem sido criticado - e o 247 é exemplo disso. Mas o “poste” quer luz própria. Tem em Brasília, em Dilma Rousseff, o exemplo que pode seguir. Conseguirá?
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: