HOME > Geral

Leituras de um bilionário

Os melhores livros que Bill Gates leu em 2014 (e que ele recomenda)

Billionaire Bill Gates, chairman and founder of Microsoft Corp., speaks during a Bloomberg Television interview in New York, U.S., on Tuesday, Jan. 21, 2014. Gates, the world's richest man, said that by 2035 no nation will be as poor as any of the 35 that (Foto: Camila Nunes)

Do Infomoney – No final do ano passado, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, publicou em seu blog uma lista dos cinco melhores livros que ele leu durante 2014. O executivo não se prende a publicações recentes, mais sim as que ele apreciou durante os últimos 12 meses.

Como ele próprio observou em sua página na internet, os títulos abordam, principalmente, os temas de economia e negócios. Mesmo assim, um dos livros recomendados é um romance.

Veja quais foram as obras escolhidas por Gates:

Business Adventures
John Brooks
O livro, indicado para Gates pelo investidor Warren Buffett, é um compilado de artigos da revista The New Yorker sobre empresas criadas entre os anos 50 e 60. O seu capítulo favorito é um que conta a história da marca Xerox.

Capital in the Twenty-First Century
Thomas Piketty
O controverso livro foi um dos mais vendidos do ano na seção de economia. Gates diz que passou uma hora conversando com Piketty sobre a obra, e chega à conclusão que, apesar de não concordar com pontos secundários e prescrições políticas, apoia a ideia de que a desigualdade é um problema crescente e que os governos devem desempenhar um papel na sua redução. "Admiro seu trabalho e espero que isso atraia mais pessoas inteligentes para estudar as causas e curas para a desigualdade", afirma.

How Asia Works
Joe Studwell
Gates diz que o objetivo deste livro é pensar em quais partes do modelo asiático pode ser aplicado na África. Segundo ele, a obra oferece respostas convincentes sobre a forma como alguns países asiáticos conseguem alcançar a sustentabilidade e elevado crescimento, enquanto outros não.

The Rosie Effect
Graeme Simsion
Para Gates, esse é um dos melhores romances que ele já leu nos últimos anos. "É um romance engraçado que me faz pensar sobre relacionamentos, o que os faz funcionar e como temos que investir tempo e energia para torna-los melhores", afirma.

Making the Modern World: Materials and Dematerialization
Vaclav Smil
O autor é um dos preferidos do fundador da Microsoft. No livro, ele destaca que a utilização de menos obra-prima para a produção, tornaria os itens mais baratos.