Liberdade financeira em 5 etapas

Quem planeja não se desespera diante de imprevistos, aproveita melhor as oportunidades da vida e ciclo do empobrecimento não passa despercebido. Com estabilidade nas finanças, é possível até viver dos frutos do planejamento

Liberdade financeira em 5 etapas
Liberdade financeira em 5 etapas (Foto: Shutterstock)

Luciane Macedo _247 - Muita gente boceja só de ouvir falar em planejamento financeiro. Fazer, então, parece uma tarefa árdua ou, no mínimo, chata. Depois de anos de experiência dando aula de Finanças Pessoais na Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, no interior de São Paulo, o professor Elisson de Andrade percebeu que despertava o interesse dos alunos com uma mudança de foco. A obrigação de ter de ficar monitorando o dinheiro como um cão de guarda foi substituída por um jeito fácil de se planejar e pelo prazer de usufruir da tão sonhada liberdade financeira. O método, que já deu certo na sala de aula, foi reunido, com todas as suas ferramentas práticas, no e-book "As 5 etapas do planejamento financeiro".

Um dos pontos fortes do livro é "traduzir" conceitos de administração para o mundo dos leigos -- o que também pode ajudar muito quem planeja abrir seu próprio negócio -- e mostrar por que eles importam na rotina de ganhar e gastar dinheiro. Até quem já usa um controle das finanças pessoais pode se surpreender ao descobrir que, mesmo assim, está no ciclo do empobrecimento, em vez de usar o planejamento para enriquecer (assista abaixo).

"As pessoas sempre perguntam como começar a planejar suas finanças, mas elas também querem ser convencidas de que aquilo é realmente importante", comenta o autor. "A grande questão é motivar a pessoa, explicar para ela, de um jeito familiar e que ela vai entender, como o planejamento financeiro vai mudar a vida dela, porque planilhas já existem aos montes", ressalta o professor, também doutor em Economia Aplicada pela USP. "Falar em fluxo de caixa e balanço não faz sentido, mas carro novo faz. E as pessoas só entendem que carro novo não é riqueza quando entendem fluxo e balanço", comenta Andrade. "Então, o que fiz foi aplicar administração financeira dentro das finanças pessoais, mas sem a retórica difícil e com exercícios e pausas entre uma etapa e outra".

Gustavo Cerbasi, celebrado autor de vários best-sellers na área de finanças pessoais, reforça o conceito de liberdade financeira no prefácio. Quem planeja suas finanças tem mais liberdade de movimento não só para comprar o que quiser sem se atolar em dívidas, mas também para lidar melhor com os imprevistos da vida e poder aproveitar as oportunidades que surgem. "Além de nos aproximar de nossos sonhos, o planejamento também nos ajuda a escolher atalhos mais curtos quando somos obrigados a alterar nossa rota", escreve Cerbasi.

Esta tão cobiçada liberdade financeira, que parece algo que só gente rica pode ter, nada mais é do que ter nas mãos o poder para tomar as melhores decisões para si diante da impossibilidade de prever o que o futuro reserva, seja na carreira ou na vida pessoal. É um poder acessível porque pode ser conquistado, não é um privilégio para poucos. Quem planeja bem suas finanças, não só pavimenta o caminho com bases mais estáveis, mas também cultiva o terreno fértil para uma vida mais repleta de recompensas.

"As 5 etapas" não deixam de lado os aspectos emocionais de todo o trato com o dinheiro, o que também é uma dificuldade para a maioria das pessoas, e é exatamente neste ponto que o método começa. Outro mérito do livro é ensinar como traçar objetivos corretamente, mostrando por que "quero ser milionário" é uma péssima meta financeira. Há também orientações práticas aos endividados, bem como dicas para controlar os desejos e não gastar mais antes de quitar todas as pendências e como escolher despesas que podem ser cortadas do orçamento. Com as finanças em ordem, é hora de investir o dinheiro para criar mais riqueza, e a etapa final traz todos os conceitos básicos para orientar quem vai começar a fazer as melhores escolhas, seja no mercado financeiro, imobiliário ou empreendedor.

O e-book pode ser adquirido pela internet.

Empobrecimento ou enriquecimento?
Veja em que ciclo você está

 Liberdade financeira em 5 etapas de planejamento

 Liberdade financeira em 5 etapas de planejamento

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247