Líder aponta dados positivos na educação e na segurança
Os bons resultados do Ideb e da segurança pública no Ceará foram comemorados pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que destacou os avanços nos setores nos últimos anos. “Isso demonstra que estamos no caminho certo para uma sociedade mais justa e pacífica. Na área de segurança pública, o Governo tem reduzido os índices de criminalidade, que vêm caindo mensalmente, desde janeiro de 2015, apesar de não ser ainda o desejado”
Ceará247 - O líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT) destacou nesta terça (13) os avanços apontados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pela área de segurança pública do Estado, divulgados na imprensa. “Isso demonstra que estamos no caminho certo para uma sociedade mais justa e pacífica. Na área de segurança pública, o Governo tem reduzido os índices de criminalidade, que vêm caindo mensalmente, desde janeiro de 2015, apesar de não ser ainda o desejado”, assinalou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa.
De acordo com o parlamentar, os resultados são frutos de ações e projetos implementados pelo Governo do Ceará. Entre estes, apontou o Pacto Ceará Pacífico, que desenvolve ações preventivas nas áreas de cultura, esporte e lazer, “e dá mais dignidade ao cidadão, com qualificação profissional”.
Outro pilar, acrescentou Evandro Leitão, é a segurança preventiva, “com a implantação das unidades integradas de segurança (Uniseg) na Capital, que serão estendidas ao interior do Estado. “Claro que ainda estão longe, mas estamos caminhando e obtendo resultados positivos”, pontuou.
Na área de educação, o deputado lembrou que, em 2007, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado. “Essa política foi implementada também pelos municípios. A meta foi garantir a alfabetização dos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental.”
Após o sucesso do Paic, atestado pelo Ideb, Evandro observou que foram criados o Programa de Aprendizagem na Idade Certa, Paic+5, até a quinta série do ensino fundamental. Em seguida, surgiu o Mais Paic, “que passou a atender do sexto ao nono ano, atingindo todo o ensino fundamental”. As iniciativas, apontou, estão tendo excelentes resultados, permitindo que os alunos ingressem no ensino médio bem mais preparados.
Segundo o pedetista, se queremos uma sociedade pacífica, precisa haver investimentos no ensino público de qualidade. “Desde o primeiro ano do Governo Cid Gomes, com forte participação da então secretária de Educação, Izolda Cela, temos obtido avanços progressivos. Está patente pelos nossos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica a evolução do aprendizado dos alunos”, afirmou.
Graças aos investimentos realizados, segundo o deputado, e às correções nas práticas pedagógicas, hoje o Ceará tem 84,6% dos alunos do segundo ano alfabetizados. “Em 2007, esse índice era de apenas 39,9%. O aprendizado nos alunos melhorou gradativamente, desde 2008, como podemos constatar”, afirmou.
Evandro Leitão explicou que eram apenas 14 municípios dentro do padrão desejável de alfabetização em 2007. “Em 2014, esses números passaram para 173 municípios”. O líder parabenizou ainda os municípios Sobral e Pires Ferreira, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no ranking estadual. Ele salientou ainda que estão entre os dez municípios melhor ranqueados: Irapuan Pinheiro, em quinto, e Brejo Santo, em sexto lugar.
De acordo com o deputado, a revolução da educação cearense começou em Sobral, a partir de 1996, quando Cid Gomes foi prefeito. Para se chegar aos resultados, Evandro lembrou que o Governo criou muitos incentivos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: