HOME > Geral

Lídice: pacto federativo atual é “injusto”

"Não adianta ficarmos apenas na discussão do FPE, na discussão de um ICMS unificado, se nós não discutirmos realmente a necessidade de descentralizarmos recursos para fazer com que o desenvolvimento chegue à população do Brasil que mora nas cidades brasileiras", afirma a senadora baiana

Lídice: pacto federativo atual é “injusto”

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Bahia 247

A senadora baiana Lídice da Mata (PSB) apontou a centralização de recursos entre estados como causa das desigualdades sociais que atingem principalmente a região nordestina, sobretudo as cidades atingidas pela seca.

"A situação se torna mais dramática no Brasil de hoje quando somamos um desenvolvimento desigual do nosso país com um pacto federativo injusto, que é o que nós temos hoje".

Para a socialista, as discussões sobre a nova divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a unificação do ICMS devem ter como foco o desenvolvimento regional, questão central para o país em sua avaliação.

"Não adianta ficarmos apenas na discussão do FPE, na discussão de um ICMS unificado, se nós não discutirmos realmente a necessidade de descentralizarmos recursos para fazer com que o desenvolvimento chegue à população do Brasil que mora nas cidades brasileiras".

A senadora participou ontem em Brasília da 1º Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: