Lídice reitera briga por vaga na chapa de Rui
Tão certa quanto a candidatura de Rui à reeleição já é considerada a manutenção de João Leão (PP) como candidato a vice-governador mais uma vez; o problema está na escolha para as duas vagas de candidaturas ao Senado; uma já é garantida ao ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner (PT); a outra tem pelo menos dois postulantes de peso: a senadora Lídice da Mata (PSB) e o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL); considerada 'favorita' pelo fato de já estar em exercício do mandato, Lídice não dá sinais de que estaria disposta a abrir mão da vaga na busca pela reeleição; "Acho que tenho uma legitimidade porque estou no exercício do cargo", diz a senadora
Bahia 247 - Embora só vá acontecer em um ano e meio, a eleição de 2018 parece já estar às vésperas por causa do clima de disputa pré-eleitoral entre os candidatos. Para a composição da chapa do governador Rui Costa (PT), o embate já se tornou público.
Tão certa quanto a candidatura de Rui à reeleição já é considerada a manutenção de João Leão (PP) como candidato a vice-governador mais uma vez. O problema está na escolha para as duas vagas de candidaturas ao Senado. Uma já é garantida ao ex-governador e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner (PT). A outra tem pelo menos dois postulantes de peso: a senadora Lídice da Mata (PSB) e o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL).
Nos bastidores já surge a informação de que o PCdoB pode entrar na disputa, e que os nomes seriam dos deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal.
Considerada 'favorita' pelo fato de já estar em exercício do mandato, Lídice não dá sinais de que estaria disposta a abrir mão da vaga na busca pela reeleição.
"Eu aconselho as pessoas a falar com ele [Jaques Wagner] pessoalmente que ele confirmará sobre a hipótese de ele ser candidato ao Senado. É bom para a Bahia, para ele, para a chapa. Eu acho que é importante que seu nome seja levantado e confirmado. O segundo nome da chapa está em discussão e eu estou na disputa. Acho que tenho uma legitimidade porque estou no exercício do cargo. Então, isso mais tarde, será resolvido com a coordenação do governador Rui Costa", afirmou Lídice na cerimônia de lançamento da Campus Party Bahia, ontem (3) em Salvador.
A senadora garante que não será candidata a deputada federal. "Não há essa discussão. Nós estamos disputando a chapa para compor o Senado".
Marcelo Nilo também diz que não está para brincadeira. "Só serei candidato a senador pela chapa do governador Rui Costa. Se eles não me quiserem, não tem problema. Mas se for candidato, só serei pela chapa de Rui", garantiu Nilo.
Há possibilidade (mesmo que remota) de o PSD do senador Otto Alencar pleitear a segunda vaga para o Senado na chapa de Rui. Mas os auxiliares de Rui avaliam que o risco é praticamente nulo exatamente porque Otto foi eleito pela chapa do governador em 2014, e seu mandato vai até 2018.
A incógnita fica a cargo do secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro. Licenciado do mandato de senador, ele ainda não diz se tentará a reeleição. Ele foi eleito junto com Lídice na chapa de reeleição de Jaques Wagner, em 2010. No ano passado ele saiu do PT e continua sem partido.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: