Livro Heróis da Pátria passa a contar com mártir da Revolução Pernambucana
Projeto de Lei do deputado licenciado Maurcio Rands (PT) foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff (PT); Domingos Jos Martins foi um dos grandes lderes da revoluo
Julliana Araújo_247_ Um dos grandes líderes da Revolução Pernambucana de 1817, o capixaba Domingos José Martins passou a ter seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, arquivado na Panteão da Pátria e da Liberdade Trancedo Neves, em Brasília. O nome do mártir da Revolução Pernambucana foi incluído à obra através de Projeto de Lei do deputado federal Maurício Rands (PT-PE), que foi sancionado pela presidente Dilma Roussef.
Martins viveu muitos anos em Londres, onde absorveu as ideias liberais da Europa. De acordo com o livro A Noiva da Revolução, quando voltou ao Brasil, tendo como base as ideias iluministas, tornou-se um dos líderes mais importantes da Revolução Pernambucana.
Com a derrota dos revolucionários, foi preso e levado à Bahia. Domingos José Martins foi fuzilado no dia 12 de junho de 1917, no Campo da Pólvora, conhecido hoje como o Campo dos Mártires.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: