Livro sobre repressão policial na ditadura é lançado hoje
Após quatro décadas na clandestinidade, a obra “Repressão Militar-Policial no Brasil - o livro chamado João”, escrito na Casa de Detenção de São Paulo na década de 70, tem seu lançamento em Fortaleza nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30
Ceará247 - Escrito clandestinamente na década de 1970, na Casa de Detenção de São Paulo, o livro “Repressão Militar-Policial no Brasil - o livro chamado João” é considerado uma importante ação de resistência dos presos políticos à ditadura. Com autoria de um coletivo de escritores ligados a movimentos de resistência à ditadura civil-militar, que se instaurou no país em 1964, a obra tem lançamento em Fortaleza nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30, no Auditório Rachel de Queiroz - Bloco da Psicologia (UFC - CH2).
Apelidado de "João", o livro esteve por quatro décadas na clandestinidade. A expectativa dos autores é contribuir para o entendimento geral sobre a ditadura. “Sua tese central – esmiuçando o processo de “abertura lenta, gradual e segura” garantido pelo grupo hegemônico da ditadura – mostra-se consistente ainda hoje e contribui para a análise do estágio da luta de classes no Brasil e contra a criminalização dos movimentos sociais”, diz o texto de apresentação da Editora Livre Experssão, responsável pela obra.
