Londres se prepara contra o terrorismo
Programa lanado hoje no Reino Unido prev proteo contra atentados durante as Olimpadas de 2012; maior preocupao se volta a islamistas extremistas
247 – Para evitar que celebrações esportivas entrem na lista de possíveis tragédias premeditadas por terroristas internacionais, a organização das Olímpiadas de Londres 2012 e a polícia britânica Scotland Yard iniciaram nesta terça-feira um programa de proteção contra atentados durante os jogos mundiais. O esquema de segurança para o evento será o maior investimento do Reino Unido na competição. O governo da Inglaterra disponibilizou uma verba de US$ 900 milhões para testar equipamentos de última geração e aprimorar profissionais treinados para controlar situações de pânico. Entre os testes, está sendo montado um esquema para combater o crime organizado e controlar possíveis protestos.
Os islamitas extremistas são considerados o maior perigo para a segurança da cidade, que em julho de 2005, sofreu um ataque provocado pela rede terrorista Al Qaeda, provocando 52 mortes. As mesmas equipes de segurança que atuaram em 2005 comandam agora os testes para os Jogos Olímpicos. Será montada uma força conjunta entre serviços de emergência, líderes da polícia e departamentos governamentais. O treinamento inicial analisa as diferentes formas de ataque terroristas que já ocorreram no país.
A maior tragédia já ocorrida em Olímpiadas aconteceu em Munique, em setembro de 1972. O grupo palestino Setembro Negro invadiu o alojamento da delegação e sequestrou onze atletas de Israel. Todos os reféns foram assassinados durante o sequestro. Em decorrência das mortes, o governo alemão fundou uma unidade policial contraterrorismo, a GSG 9, treinada para lidar com atentados internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: