Luis Fabiano é eleito o maior goleador brasileiro do século

Ranking do IFFHS coloca o brasileiro em 18 na lista encabeada pelo marfinense Didier Drogba

Luis Fabiano é eleito o maior goleador brasileiro do século
Luis Fabiano é eleito o maior goleador brasileiro do século (Foto: RODRIGO COCA/AGÊNCIA ESTADO)

247 - Luis Fabiano é o maior goleador brasileiro deste século. Pelo menos é o que afirma o IFFHS, instituto que analisa estatísticas do futebol e, hora ou outra, causa polêmica com suas listas. O atacante são paulino, para se ter uma ideia da má fase do futebol brasileiro, é o 18º na lista que tem o marfinense Didier Drogba como líder.

O ranking leva em consideração gols marcados pelas seleções nacionais, além daqueles anotados em Mundiais Interclubes ou competições continentais como a Libertadores da América ou a Liga dos Campeões da Europa. Entre os dez primeiros, nenhum sul-americano – o mais bem colocado deles é Lionel Messi, que está na 12ª colocação, mas vem galgando posições rapidamente.

Os outros brasileiros entre os cem primeiros da lista são Adriano (24º), Ronaldinho Gaúcho (26º), Kaká (36º), Robinho (44º), Ronaldo (58º) e Vágner Love (91º). Vale lembrar que os dados não julgam a qualidade do atacante, mas apenas seus gols marcados. Um não tão conhecido, Flávio Amado da Silva, angolano, está entre os dez maiores goleadores deste século, atuando pelas equipes Atlético Petróleos Luanda, de seu país natal, e Al-Ahly Cairo, do Egito.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247