TV 247 logo
      HOME > Geral

      Luiz Dantas, do PMDB, é eleito presidente da ALE

      Deputados estaduais de Alagoas deram início à sessão para eleger o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa Diretora; a partir de agora, o Poder Legislativo passa a ser comandado pelo deputado Luiz Dantas (PMDB), que teve um total de 25 votos; Galba Novaes (PRTB), que também disputou a presidência da Casa, teve apenas um voto. Houve também um voto branco; "Vamos trabalhar para resolver os salários atrasados e para recuperar a credibilidade da Casa. Isso é o básico", afirmou Luiz Dantas

      Deputados estaduais de Alagoas deram início à sessão para eleger o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa Diretora; a partir de agora, o Poder Legislativo passa a ser comandado pelo deputado Luiz Dantas (PMDB), que teve um total de 25 votos; Galba Novaes (PRTB), que também disputou a presidência da Casa, teve apenas um voto. Houve também um voto branco; "Vamos trabalhar para resolver os salários atrasados e para recuperar a credibilidade da Casa. Isso é o básico", afirmou Luiz Dantas (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      GazetaWeb.com - Depois de empossados, na tarde deste domingo (1º), os deputados estaduais de Alagoas deram início à sessão para eleger o novo presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa Diretora. A partir de agora, o Poder Legislativo passa a ser comandado pelo deputado Luiz Dantas (PMDB), que teve um total de 25 votos. Galba Novaes (PRTB), que também disputou a presidência da Casa, teve apenas um voto. Houve também um voto branco. 

      “Vamos trabalhar para resolver os salários atrasados e para recuperar a credibilidade da Casa. Isso é o básico”, afirmou Luiz Dantas, ressaltando que pretende se reunir com o Conselho Diretor da ALE nesta segunda-feira e dialogar com os representantes dos servidores na próxima quarta-feira (4), às 10h. 

      Além de Luiz Dantas, a nova Mesa Diretora da ALE é composta pelos deputados Ronaldo Medeiros (PT) como vice-presidente, Ricardo Nezinho (PMDB), Isnaldo Bulhões (PDT), Marcos Barbosa (PPS) e Edval Gaia (PSDB) como 1º, 2º, 3º e 4º secretários, respectivamente, Thaise Guedes (PSC) e Severino Pessoa (PPS), como 2º e 3º vice-presidentes, Inácio Loiola (PSB) e Jairzinho Lira (PRTB), como 1º e 2º suplentes. 

      A eleição para os demais integrantes da Mesa Diretora teve 26 votos na chapa, que era a única inscrita, e um nulo.

      Propostas 

      Durante a apresentação das propostas, Galba Novaes e o então presidente da ALE, deputado Antônio Albuquerque (PRTB), se estranharam por conta do tempo regimental para apresentação dos projetos, que foi ultrapassado em vários minutos pelo candidato à presidência. “Não quis polemizar. Estou acostumado com o parlamento, onde o povo falava o tempo que quer”, afirmou. 

      Com o argumento de que o adversário havia utilizado muito tempo para apresentar as propostas, O deputado Luiz Dantas (PMDB) preferiu não se pronunciar antes das eleições, o que foi acatado por Antônio Albuquerque, que comandou a sessão. 

      Entre os projetos apresentados pelo deputado Galba Novaes (PRB), na tentativa de conquistar os votos dos colegas parlamentares, estavam a implantação do “Parlamento na Praça”, por meio do qual a Assembleia realizaria sessões em praças públicas com a participação popular, a aprovação da Lei da Ficha Limpa, o voto aberto e direto – com exceção do veto – e o passe livre a ser implantado mediante subsídio por parte do estado.

      Também se comprometeu a criar um calendário de pagamento dos salários na Assembleia e trabalhar para que o 13º seja depositado no dia do aniversário dos servidores, como acontece em âmbito municipal. Além disso, Galba Novaes também propôs que 50% dos cargos comissionados fossem exercidos pelos servidores efetivos da Casa, defendeu o pagamento do piso salarial dos jornalistas que atuam no serviço público e a criação de uma escola legislativa para capacitação dos servidores. 

      “Peço que avaliem as minhas propostas. Tudo isso eu já implantei quando estava na Câmara Municipal. Vamos trabalhar em prol da sociedade. O povo está cansado. “Quero deixar uma marca que demonstre que, com transparência, é possível atender aos anseios da sociedade”, afirmou Galba antes da eleição ser realizada.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: