CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Lula ainda sem data definida para vir ao Recife

  Assessoria do ex-presidente informou que a vinda da liderança do PT ao Recife ainda não foi definida e que poderá ficar para o final de setembro ou início de outubro; saúde do cardeal petista é a justificativa para o entrave

Lula ainda sem data definida para vir ao Recife (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Tarsio Alves/Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Raphael Coutinho _PE247

– A aguardada vinda do ex-presidente Lula para participar da campanha de Humberto Costa à Prefeitura do Recife parece estar longe de se concretizar. De acordo com o Blog da Folha, a grande liderança do Partido dos Trabalhadores só tem confirmado quatro eventos, sendo dois em São Paulo (dias 11 e 16), Salvador (14) e Manaus (20) este mês. A expectativa da legenda na capital pernambucana era que o cardeal petista pisasse em solo recifense no dia 13.

A assessoria do Instituto Lula informou ao blog que Lula deverá vir ao Recife apenas no final do mês ou no início de outubro, mas sem confirmação ainda. “Houve apenas consultas e conversas, mas nada foi fechado. Talvez, a ansiedade do pessoal tenha provocado a antecipação da notícia”, disse o assessor do ex-presidente, José Chrispiniano. O entrave para as viagens do petista é o diagnóstico da equipe médica que trata da saúde do ex-presidente que teria detectado uma baixa no sistema imunológico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, Lula continua participando na campanha dos candidatos do PT através de vídeos. Nesta quinta-feira (6), o ex-presidente gravou imagens de apoio aos prefeituráveis Pedro Eugênio, de Ipojuca, e Sérgio Leite, de Paulista, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é que o cardeal continue evitando participação em caminhadas e comícios. Uma nova avaliação médica será feita na próxima semana e a assessoria de Lula divulgará como vai ser a participação na campanha.

A coordenação de campanha de Humberto Costa, no entanto, ainda trabalha com a vinda do ex-presidente. Segundo o coordenador, Gustavo Couto, a expectativa é que nos próximos dias a data exata seja fechada. “Temos essa expectativa com a vinda não só de Lula, mas também da presidente Dilma Rousseff e demais autoridades, como ministros e lideranças”, avaliou Couto. “A situação da saúde dele e as outras cidades onde o PT disputa a prefeitura também precisam ser respeitadas”, acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com poucos recursos financeiros e acossado pelo crescimento do socialista Geraldo Júlio, Humberto Costa tem apostado na popularidade do ex-presidente para alavancar a sua candidatura. A expectativa era de que com o ingresso de Lula na campanha de Belo Horizonte, ele viesse ao Recife no próximo dia 13, o que não foi confirmado, muito embora ele já tenha acertado que estará em Salvador na data seguinte. A especaulação corrente é que Lula não quer trombar de frente com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos. O PSB foi um dos primeiros partidos a apoiar a indicação do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. O partido também integra a base governista federal e, caso o PT venha perder a disputa eleitoral, a derrota respingaria diretamente sobre o prestígio de Lula na região. 

Resta saber se esta situação seria mesmo a razão para que Lula não participasse pessoalmente de nenhum ato de campanha do correligionário Humberto Costa.Com uma campanha com poucos recursos financeiros - a do candidato pelo PSb já arrecadou quatro vezes mais - e em queda nas pesquisas a situação do PT na capital pernambucana fica cada vez mais desconfortável. Caso o ex-presidente não venha ao Recife

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO