CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

‘Lula fez o Nordeste crescer e mudou a cara do Brasil’, dizem alagoanos

Mito, adorado, querido, admirado, respeitado; são várias as palavras que podem representar o que o ex-presidente Lula significa para o povo nordestino; a quantidade de pessoas que o recepcionam nessa visita ao Nordeste dá bem o tamanho do seu significado; como nas palavras de Jairo Costa, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), durante a entrega do título de Doutor Honoris Causa, em Alagoas: 'homem que mudou a cara do Brasil, que soube, mais do que qualquer outro, gravar o seu nome nos anais da história; ou nas do governador Renan Filho: “o senhor conduziu este país pensando nos mais humildes, em quem mais precisa. Foi durante o seu governo que o Nordeste pôde, finalmente, crescer mais do que todo o restante do país. Lula, seja bem-vindo à Alagoas"

Mito, adorado, querido, admirado, respeitado; são várias as palavras que podem representar o que o ex-presidente Lula significa para o povo nordestino; a quantidade de pessoas que o recepcionam nessa visita ao Nordeste dá bem o tamanho do seu significado; como nas palavras de Jairo Costa, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), durante a entrega do título de Doutor Honoris Causa, em Alagoas: 'homem que mudou a cara do Brasil, que soube, mais do que qualquer outro, gravar o seu nome nos anais da história; ou nas do governador Renan Filho: “o senhor conduziu este país pensando nos mais humildes, em quem mais precisa. Foi durante o seu governo que o Nordeste pôde, finalmente, crescer mais do que todo o restante do país. Lula, seja bem-vindo à Alagoas" (Foto: Voney Malta)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Alagoas 247 - A agenda de Luís Inácio Lula da Silva (PT) - que chegou a Alagoas ontem - teve continuidade no estado nesta quarta-feira (23), na cidade de Arapiraca. O ex-presidente da República foi recebido por centenas de pessoas no Ginásio João Paulo II, onde foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Na ocasião, Lula vestiu uma toga e recebeu as insígnias de doutor, fazendo um juramento e prometendo "sempre e onde quer que esteja, guardar os direitos, os privilégios e a honra da Uneal e sempre ajudar, prestar apoio, conselho nas obras e assuntos a ela referentes quantas vezes for requisitado". 

Para assistir à homenagem, estiveram presentes comitivas de várias cidades do Agreste alagoano, assim como um grupo da comunidade quilombola Guaxinim. A solenidade também contou com a presença de políticos como o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), o vice-governador Luciano Barbosa, o deputado federal Paulão (PT/AL) e o senador da República Renan Calheiros (PMDB/AL). 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No evento, o reitor da Uneal Jairo Campos recepcionou Lula e convocou o público presente para gritar a frase: "Lula, guerreiro do povo brasileiro". 

Minutos antes da solenidade, à porta do ginásio, militantes e simpatizantes conseguiram acesso à quadra e a comitiva de Lula teve dificuldade para entrar no local devido ao assédio dos simpatizantes. Apesar das exigências do cerimonial, vários protocolos foram rompidos para que Lula tirasse fotos com o público. Em uma delas, inclusive, ele segurou um bebê no braço. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante o discurso, Jairo citou as ameaças de morte recebidas após anunciar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula. Ele destacou que, apesar das dificuldades, a vontade era de "lavar a alma", afirmando que o momento era de "confraternização".

"Devo confessar a respeito de tudo que me ocorrera após anunciar esta honraria ao excelentíssimo senhor Luís Inácio Lula da Silva que minha vontade era de hoje 'lavar a minha alma' e falar de tudo que passei até aqui. Mas calarei acerca das ameaças sofridas pela concessão da honrosa homenagem e do exercício da função pública, amparado pelo artigo 207 da Constituição Federal e desviando, portanto, o princípio constitucional da autonomia universitária. Entretanto, o momento é de confraternização e de alegria. Sem dúvidas, trata-se de um grande momento para a nossa Uneal. Querido Lula, tenho aprendido em minha vida pessoal e profissional que, ao longo da história, algumas pessoas chegam ao poder e fazem história. Este é, indiscutivelmente, um momento histórico. Estou muito feliz de poder homenagear o 'homem que mudou a cara do Brasil', que soube, mais do que qualquer outro, gravar o seu nome nos anais da história deste país", disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na ocasião, Lula tirou o terno e lembrou a todos que "só tem o diploma de torneiro mecânico e de presidente", de modo que preferiu não receber nenhum título de Doutor Honoris Causa enquanto esteve na Presidência da República. Porém, afirmou ser "o presidente com mais títulos de doutor na história do Brasil". 

Já o governador Renan Filho (PMDB) destacou a importância do ex-presidente para o desenvolvimento do Nordeste, lembrando que, no período em que esteve presidente, a região pôde crescer mais do que todo o resto do país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Alagoas te recebe de braços abertos, e lembro o seu discurso em Penedo, onde o senhor afirmou que o título que mais lhe enchia o coração é o de doutora recebido por uma quilombola na Bahia, mais até do que o título de Doutor que, hoje, o senhor recebe em Alagoas. Foi assim que o senhor conduziu este país, pensando nos mais humildes, em quem mais precisa. Foi durante o seu governo que o Nordeste pôde, finalmente, crescer mais do que todo o restante do país. Lula, seja bem-vindo à Alagoas", discursou. 

Com gazetaweb.com

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO