HOME > Geral

Lula não vem mais ao Recife e deixa Humberto na mão

O ex-presidente Lula não vem mais ao Recife participar da campanha do petista Humberto Costa à Prefeitura do Recife; Embora o motivo oficial seja priorizar a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, objetivo seria evitar novos atritos com o PSB e poupar a imagem do maior nome do PT de eventuais desgates na reta final desta eleição

Lula não vem mais ao Recife e deixa Humberto na mão (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Luiz Natanael avatar
Conteúdo postado por:

Leonardo Lucena_PE247 – Agora é oficial. O ex-presidente Lula não vem mais ao Recife participar da campanha do petista Humberto Costa à Prefeitura do Recife. A decisão foi tomada ontem (26), no Instituto Lula, em São Paulo, com a presença de coordenadores de campanha e vários outros membros do PT, dentre eles o presidente e o secretário nacional de organização da sigla, Rui Falcão e Paulo Frateschi, respectivamente. Para a os analistas políticos, a participação do cacique petista em atos pró-Humberto Costa desgastaria ainda mais a imagem do Partido dos Trabalhadores ante a opinião pública. Em paralelo, integrantes do partido amenizam o fato.

O cientista político da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hely Ferreira, afirma que a vinda do ex-presidente ao Recife não seria suficiente para alavancar o desempenho do senador Humberto Costa nas pesquisas eleitorais. “Lula não resolveria o problema. O erro foi a forma como o PT conduziu a candidatura de Humberto. Lula não estaria disposto a pagar tão alto, desgastando sua imagem, para participar da campanha de Humberto”, avaliou.

O estudioso compactua com a tese de que o maior vitorioso com tal decisão é o atual prefeito João da Costa, rifado de disputar a reeleição pela Executiva Nacional do PT, que preferiu apresentar o nome de Humberto Costa para resgatar a estabilidade interna do partido e, por conseguinte, aumentar as chances de vitória nestas eleições. O que não ocorreu.

“A presença de Lula desvalorizaria mais o PT. Sairiam derrotados Lula, Dilma, João Paulo (vice na chapa) e Humberto. O beneficiado seria João da Costa”, declarou Ferreira. Daqui por diante, o cacique do PT vai priorizar as eleições em São Paulo, com o objetivo de ajudar o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) a disputar o segundo turno com Celso Russomanno (PRB), líder nas intenções de voto. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope/TV Globo nesta semana, o petista obtém 18% do eleitorado, estando, pela primeira vez, à frente de José Serra (PSDB), com 17%, na disputa pela capital paulista.

Já o cientista político Michel Zaidan, também da UFPE, afirma que a presença de Lula não surtiria efeitos positivos na candidatura de Humberto Costa pela forma como sua candidatura foi consolidada, mas, segundo o estudioso, o Mensalão teve forte impacto neste processo.

“Lula está sendo acusado de ser o mandante da compra de votos, o que lhe deixa em uma posição mais reservada. Além disso, o estrago já foi feito quando o PT forçou a candidatura de Humberto. É algo que não tem reparo”, analisou. “A vinda de Lula traria mais efeitos negativos tanto para ele como para partido, pois um candidato que não tem apoio nem do próprio parido não terá apoio suficiente da população para ganhar uma eleição”, acrescentou.

De acordo com Zaidan, as brigas do PT com o PSB, não só no Recife, mas também em outras capitais, como Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), dificultam as articulações da legenda, inclusive em nível nacional e estadual, no próximo pleito, em 2014. “Lula tinha um capital político muito grande. O PT sente falta de uma nova liderança. E com todo esse desgaste sofrido, vai ter de fazer uma nova leitura do xadrez político daqui para frente”, explicou.

No entanto, para o vice da chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal, João Paulo, a vinda de Lula não beneficiaria significativamente a campanha do senador Humberto Costa. Evitando falar em instabilidades intrapartidárias no PT até hoje, o ex-prefeito da Capital, principal desafeto político do atual gestor João da Costa, disse que Lula “está, sim, presente na campanha de Humberto”.

“A vinda de Lula não alteraria muita coisa, não. Estamos focados em questões locais, nas propostas. Lula sempre esteve presente em nossa campanha (através do guia eleitoral)”, disse.

O coordenador da campanha de Humberto Costa, Gustavo Couto, afirma que a presença física de Lula é importante para qualquer cidade onde o PT  tenha candidato, mas não se pode fazer disso um “cavalo de batalha”. “Lula marca sua presença no guia e o nosso foco é tirar votos nas ruas“, ponderou.

O petista também preferiu não dar palpites sobre os motivos que levaram o PT a tomar essa decisão. “Não posso dizer o porquê de Lula não vir ao Recife. Mas, de qualquer forma, nós temos que respeitar essa decisão”, completou.

 As informações nacionais, porém, dão conta de que Lula vai priorizar a campanha de Haddad ao comando da prefeitura de São Paulo. Com esta posição, o PT evita trombar de frente com PSB, hoje um dos principais rivais na disputa em várias capitais. Como o PSB é um dos mais importantes da vase aliada em nível federal, a decisão coloca em panos mornos novos conflitos entre as legendas, muito embora o custo a ser pago por Humberto Cota possa ser bastante elevadoao término das eleições.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...