Lupi e Negromonte estão de saída do governo
Segundo reportagem do Globo, Planalto avisa PP e PDT de que os ministros do Trabalho e de Cidades perdero seus cargos. Outros cinco nomes so cotados para sair na primeira reforma ministerial, como Fernando Haddad e Ana de Hollanda
247 – A primeira reforma ministerial do governo Dilma promete colocar fim aos escândalos envolvendo os ministros Mário Negromonte (Cidades) e Carlos Lupi (Trabalho). Segundo reportagem do jornal Globo, o Planalto já avisou o PP e PDT que os ministros sairão do governo. Ao PP o governo garantiu que o partido ficará com a pasta e pediu a apresentação de um substituto de consenso. No caso do PDT, não há essa garantia.
Entre os cotados no PP para substituir Negromonte estão o deputado Márcio Reinaldo (PP-MG) e os senadores Francisco Dornelles (RJ), presidente do PP, e Ciro Nogueira (PP-PI).
No caso do Trabalho, a constatação no Planalto é que a situação de Lupi é insustentável politicamente.
« Primeiro, isso (o governo) não é um parlamentarismo. A presidente é que toma a decisão. Segundo, não há nenhuma manifestação formal do PDT de se retirar da base aliada. Pelo contrário. Há uma reafirmação. Acho que a atitude deles é muito nobre, de apoio ao governo. Para nós não tem nenhuma mudança, o Lupi continua. Nós precisamos é produzir, trabalhar », disse o ministro da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho.
Outros cinco nomes são cotados para sair na primeira reforma de Dilma: Fernando Haddad (Educação), Iriny Lopes (Secretaria das Mulheres), Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Ana de Hollanda (Cultura). Os três primeiros porque avisaram que disputarão as eleições municipais. Os dois últimos são citados frequentemente na lista de ministros com fraco desempenho e sem apoio partidário.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: