HOME > Geral

Maceió: 6ª cidade mais violenta do mundo

Um relatório elaborado pelo conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México. Levantamento é feito com base no número de homicídios ocorridos nos municípios com mais de 300 mil habitantes e tem a intenção de classificar aquelas que seriam as cidades mais violentas do mundo. Das 50 cidades que ocupam o ranking completo feito pela instituição, 15 são brasileiras.

Um relatório elaborado pelo conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México. Levantamento é feito com base no número de homicídios ocorridos nos municípios com mais de 300 mil habitantes e tem a intenção de classificar aquelas que seriam as cidades mais violentas do mundo. Das 50 cidades que ocupam o ranking completo feito pela instituição, 15 são brasileiras. (Foto: Voney Malta)

Alagoas247 - Maceió é a sexta cidade mais violenta do mundo. É o que aponta o relatório elaborado pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, divulgado no início desta semana nos veículos de comunicação. O levantamento é feito com base no número de homicídios ocorridos nos municípios com mais de 300 mil habitantes e tem a intenção de classificar aquelas que seriam as cidades mais violentas do mundo.

De acordo com os dados indicados pelos relatório do respectivo conselho, das dez primeiras colocações, Maceió é a sexta e se torna, inevitavelmente, a mais insegura do Brasil. Ela apresenta média de 85,88 homicídios por cada 100 mil habitantes.

Ano passado, a mesma organização não-governamental mexicana indicou que a capital alagoana era a terceira localidade onde mais se matava no mundo.

A 7ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e que foi divulgado no dia 5 de novembro mostra que Alagoas continua na liderança na quantidade de assassinatos, embora houve redução. Nos outros crimes, houve acentuado crescimento. Chama a atenção os casos latrocínio (roubo seguido de morte), que cresceu 159,3% de 2011 para 2012. Houve ainda aumento nas mortes por lesão corporal e também casos de estupro, roubo a banco e a carro, além de tráfico de drogas.

RELATÓRIO
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, ocupa o primeiro lugar do ranking, com uma taxa de 169 homicídios dolosos registrados a cada 100 mil habitantes. Acapulco, um dos principais destinos turísticos do mundo, localizada no México, ocupa o segundo lugar com a taxa de 143 homicídios.

Das 50 cidades que ocupam o ranking completo feito pela instituição, 15 são brasileiras: Brasília (50º), Belo Horizonte (48º), Macapá (45º), Curitiba (42º), Goiânia (34º), Recife (30º), Cuiabá (28º), Belém (26), São Luís (23º), Vitória (16º), Salvador e Região Metropolitana (14º), Fortaleza (13º), Manaus (11º), João Pessoa (10º) e Maceió (6º).

Apesar de presença massiva de cidades latino-americanas, municípios de outras regiões do globo também aparecem na lista. Ao todo, são cinco representantes dos Estados Unidos - Oakland (43º), Baltimore (41º), Saint-Louis (40º), Detroit (21º) e Nova Orleans (17º) -, e três da África do Sul - Durban (46º), Nelson Mandela Bay (38º) e Cidade do Cabo (27º).

Com gazetaweb.com