HOME > Geral

Mais de 150 mil ainda não sabem em quem vão votar

O número de indecisos em Belo Horizonte representa algo em torno de 8% e 13% do total de eleitores em todo o estado de Minas Gerais; em algumas cidades, o número de indecisos é capaz de virar o resultado apontado nos levantamentos até então

Mais de 150 mil ainda não sabem em quem vão votar (Foto: Charge do Novaes)
Romulo Faro avatar
Conteúdo postado por:

Minas 247

Com base nas últimas pesquisas de intenção de voto, somente em Belo Horizonte cerca de 150 mil eleitores ainda não sabem em quem vão votar para prefeito. O número representa algo em torno de 8% e 13% do total de eleitores em todo o estado de Minas Gerais. Em algumas cidades, o número de indecisos é capaz de virar o resultado apontado nos levantamentos até então.

Os motivos que deixam tanta gente em cima do muro vão desde a descrença nos discursos apresentados pelos candidatos até a percepção de que as propostas deles são bem parecidas.

A situação se repete no interior, onde o assédio aos que não definiram seu voto é ainda mais intenso, já que na maioria delas a disputa ocorre em apenas um turno.

Além dos motivos comuns aos eleitores da capital, a ausência de horário eleitoral gratuito é apontada como fator para deixar o eleitor em dúvida.

Para o cientista político Rudá Ricci, o alto índice de indecisão entre os eleitores às vésperas do pleito é natural em uma campanha que passou por reformulações de última hora, a partir do rompimento do PT com o PSB no prazo final das convenções partidárias.

"Como os dois partidos estavam juntos até pouco tempo atrás, muitos eleitores da capital tiveram problemas para entender o novo cenário. Como as duas legendas fizeram parte de um mesmo governo, sem confrontos entre os candidatos antes do racha, o eleitor tem que fazer um exercício muito forte para diferenciar as duas propostas. Em eleições nas quais não existem divergências radicais, a falta de clareza nas posições reflete-se no número de indecisos", explica Rudá.

Contrárias ao voto nulo ou em branco, as veterinárias Ayla Pereira, de 25 anos, e Isabel Melo, de 24, ouvidas pela reportagem de O Estado de Minas já reservaram um tempo na rotina desta semana para assistir a pelo menos um debate político e à propaganda eleitoral dos candidatos de BH.

Mesmo depois de três meses de campanha, elas não se decidiram em quem votar no domingo, mas já conhecem as principais propostas de Marcio Lacerda (PSB) e Patrus Ananias (PT), que polarizam a disputa.

"As ideias são boas, o complicado é colocá-las em prática no tempo que eles prometem. Estou quase me decidindo, mas ainda pretendo aproveitar a última semana para fazer minha escolha", afirma Isabel.

"Podemos perceber muitas coisas pela forma como os políticos apresentam suas ideias durante os debates. Apesar de serem muito bem treinados para aquela situação, o posicionamento diante de questões polêmicas pode contar muito", opina Ayla.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...