TV 247 logo
      HOME > Geral

      Mais oito municípios do Ceará receberão profissionais do Mais Médicos

      Os municípios contemplados nessa fase foram Assaré, Camocim, Crateús, Fortaleza, Maranguape, Pedra Branca, Pentecoste e Trairi

      Os municípios contemplados nessa fase foram Assaré, Camocim, Crateús, Fortaleza, Maranguape, Pedra Branca, Pentecoste e Trairi (Foto: Fatima 247)
      Fatima 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Ceará 247 - Oito municípios do Ceará serão beneficiados pela segunda chamada do edital de reposição do programa Mais Médicos. Os municípios contemplados nessa fase foram Assaré, Camocim, Crateús, Fortaleza, Maranguape, Pedra Branca, Pentecoste e Trairi. Os novos édicos deverão assumir seus postos no dia 1º de setembro. Todas as vagas foram preenchidas por profissionais brasileiros nessa segunda chamada do edital de reposição, publicado em julho deste ano.

      Os médicos selecionados nesta etapa têm até o próximo dia 31 para apresentar suas documentações aos gestores municipais. O Nordeste foi a região mais beneficiada, com 24 médicos. O Sudeste receberá 20 profissionais, seguido do Centro-Oeste (7), Sul (7) e o Norte com 2 participantes alocados.

      Ao todo, 276 vagas foram solicitadas por 200 municípios no edital de reposição. Na primeira chamada, 266 profissionais foram alocados em 193 cidades. No entanto, além das dez oportunidades não preenchidas no primeiro chamamento, outros 50 médicos não confirmaram a participação e tiveram as vagas reabertas na segunda chamada. 

      REGRAS DO EDITAL – No momento do cadastro, os candidatos escolheram entre a pontuação adicional de 10% nas provas de residência com atuação por, no mínimo 12 meses na Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a permanência no município por até três anos e o direito a benefícios como auxílios moradia e alimentação pagos pelas prefeituras.

      Para a classificação, foram estabelecidas as mesmas regras adotadas no edital anterior: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); do VER-SUS; do ProUni ou do FIES. Como critérios de desempate são considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter a maior idade. 

      No primeiro chamamento de 2015, realizado em janeiro, os médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado e os brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 vagas ofertadas em 1.289 municípios e 12 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Com essa expansão, o programa conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas, beneficiando cerca de 63 milhões de pessoas.

       

      Com informações do portalsaude.saude.gov.br

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: