CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Mais um pepino na Copa: MP contesta Itaquerão

Promotores querem explicaes do Corinthians, dos organizadores da Copa do Mundo em So Paulo e do Banco do Brasil sobre condies e garantias do financiamento para a construo do estdio que ir abrir o Mundial de 2014; quando os problemas iro acabar?

Mais um pepino na Copa: MP contesta Itaquerão (Foto: ANDRÉ LESSA/AGÊNCIA ESTADO)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_ com assessoria do Ministério Público Federal de São Paulo - O Ministério Público Federal requisitou aos organizadores da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo, ao Banco do Brasil e ao Corinthians uma série; de informações sobre a atual situação do Estado e do Município de São Paulo como sede de jogos do torneio. O MPF requereu informações sobre financiamentos federais, a outorga de benefícios fiscais, o andamento de obras, a aplicação regular do regime diferenciado de contratações e a operação de financiamento para a construção do Itaquerão.

Um pacote de nove ofícios foi remetido pelo MPF para diferentes autoridades entre os dias 5 e 6 de março. Alguns deles requisitam o comparecimento de representantes da organização local da Copa em São Paulo para a prestação de informações, pessoalmente, na sede do MPF.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos principais requerimentos foi enviado para o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, com cópia para o Superintendente do Banco do Brasil em São Paulo, Sérgio Perez. O MPF requisitou informações detalhadas sobre a operação de financiamento para a construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, previsto para ser o estádio que receberá os seis jogos da Copa do Mundo previstos para São Paulo, inclusive a partida de abertura.

Segundo informações que o MPF recebeu do BNDES, o financiamento já estaria sob análise do Comitê de Crédito da Diretoria de Operações Estruturadas do BB. O procurador da República José Roberto Pimenta de Oliveira, integrante do Grupo de Trabalho Copa-14 da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, quer saber informações sobre a tramitação do financiamento no banco, a identificação de todos os setores envolvidos no processo, o cronograma e as exigências que o BB faz para conceder o financiamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao Corinthians, o MPF requisitou informações detalhadas sobre o andamento da obra de construção do estádio em Itaquera e uma avaliação do cronograma, informando se a obra está ou não no prazo.

"Desde 2009, o MPF em São Paulo vem acompanhando as atividades governamentais relacionadas com a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, em especial no Estado e Município de São Paulo. O objetivo é a proteção do patrimônio público e social em jogo. Em 2012, nossa atividade de fiscalização será intensa", afirmou o procurador Oliveira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

INCENTIVO FISCAL - Ao Secretário Especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, convocado para prestar informações pessoalmente no MPF, o MPF requisita esclarecimentos sobre informações publicadas em reportagem do portal UOL, dando conta que a prefeitura estaria simulando uma concorrência para conceder o incentivo fiscal de R$ 420 milhões ao Itaquerão.

Na reunião com Alves, o MPF requer também que ele apresente o cronograma da secretaria para este ano e detalhes das medidas que o município vem tomando para a realização da Copa do Mundo na cidade de São Paulo, especialmente em relação aos projetos que receberam aportes do Governo Federal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alves também foi questionado sobre as providências já tomadas pela cidade de São Paulo sobre a organização e a promoção das “fan fests” relacionadas à Copa-14. A cidade anunciou que definiu o Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, como o local dessas concentrações, mas o município deseja fazer obras para revitalizar a região.

Por fim, Alves e o Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, estão sendo questionados pelo MPF sobre como o município e o Estado de São Paulo estão aplicando o Regime Diferenciado de Contratação, definido pela lei 12462/2011. O MPF quer saber se Estado e município estão aplicando a lei corretamente. Ambos os secretários deverão informar se já celebraram, ou se pensam em celebrar, contratos visando a Copa do Mundo utilizando o novo regime de contratação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A série de ofícios inclui requisição para que a Secretária Técnica e Executiva do Comitê Paulista para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, Raquel Verdenacci, compareça ao MPF para prestar esclarecimentos, pessoalmente, sobre a atual situação do Estado e do Município de São Paulo como sede da Copa, especialmente em relação ao cumprimento de obrigações dos poderes públicos frente ao evento e quais ações ou atividades em curso contam com recursos federais envolvidos.

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO