Manifestantes ocupam a Câmara do Recife
Movimento ateou fogo em lixo e pneus no cruzamento das ruas do Hospício e Princesa Isabel, em frente à Câmara de Vereadores; manifestantes permanecerão no local até a madrugada, quando um acordo permitiu que o local fosse desocupado; jovens pediram a abertura de uma CPI para investigar a "caixa preta" do sistema de transportes, definição de uma data para a apreciação do projeto passe livre e a liberação de dois integrantes do grupo que haviam sido detidos pela polícia
247 - O protesto realizado pelo Passe Livre no Recife, no final da tarde desta quinta-feira (8), acabou em tumulto. Os manifestantes atearam fogo em lixo e pneus no cruzamento das ruas do Hospício e Princesa Isabel, em frente à Câmara Municipal dos Vereadores. A Polícia Militar (PM) usou a força para abrir caminho para a atuação dos bombeiros e duas pessoas acabaram detidas. A situação só foi contornada por volta das 2h da madrugada, quando um acordo entre os manifestantes e os vereadores permitiu que o prédio fosse desocupado.
Dentro da Casa José Mariano, 50 manifestantes ocuparam o auditório, no momento em que era promovida audiência por melhorias pelo transporte público, dirigida pelo vereador Raul Jungmann e membros do grupo Frente Popular de Luta pelo Transporte Público.
Os jovens asseguraram que só deixariam a Câmara quando todas as assinaturas forem obtidas para a criação de uma CPI. Segundo um membro do grupo, o professor de historia, Tiago Felipe, o governador Eduardo Campos, proibiu o abastecimento de água e comida para os membros da ‘Frente’ dentro da Casa José Mariano.
Enquanto o prédio era ocupado por cerca de 70 pessoas, do lado de fora a PM bloqueou o acesso dos manifestantes, o que levou os jovens a radicalizar o movimento. Revoltados, os jovens interditaram ruas e atearam fogo em pneus e sacos de lixo. A Polícia dispersou a multidão com o uso de balas de borracha. Duas pessoas foram presas, uma por desacato e outra por tentar atear fogo em um ônibus.
O Prédio da Câmara de Vereadores foi desocupado por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (9). Para saírem os manifestantes exigiram a instalação de uma CPI para investigar a "caixa preta" do sistema de transporte público, a definição de uma data para a apreciação do projeto passe livre e a liberação dos detidos pela polícia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: