TV 247 logo
      HOME > Geral

      Marcha Mundial de Mulheres faz ato hoje em Fortaleza

      O objetivo é denunciar a violência contra a mulher no Ceará. O ato público faz parte da programação da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres CE/RN, que acontece de hoje até o próximo dia 17 de outubro, em Fortaleza, Barbalha e Mossoró

      O objetivo é denunciar a violência contra a mulher no Ceará. O ato público faz parte da programação da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres CE/RN, que acontece de hoje até o próximo dia 17 de outubro, em Fortaleza, Barbalha e Mossoró (Foto: Fatima 247)
      Fatima 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      Ceará 247 - Começa hoje, com um ato público em Fortaleza, a 4º Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), numa parceria entre grupos de mulheres do Ceará e do Rio Grande do Norte.  O evento encerra a ação que se iniciou no Brasil – e em diversos países –  em oito de março deste ano e já passou pelos estados de Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Alagoas. A ação tem o objetivo de denunciar a Violência contra a mulher e aumento dos números de feminicídio no Ceará, tendo como tema  “A violência contra a mulher, não é o mundo que a gente quer”. A concentração será às 15h, na Praça da Bandeira, no centro Fortaleza.

      Depois do ato, as mulheres seguem para Barbalha, no Cariri, região marcada pelos altos índices de violência contra as mulheres. A expectativa das organizadoras é levar uma caravana de 120 mulheres de Fortaleza para Barbalha, onde deverão tabém estar outras caravanas com representação dos municípios do Cariri e de Sobral e Crateús, além de representantes da Marcha Mundial de São Paulo e Bahia. Em Barbalha será realizado, no dia 16 de outubro, o seminário “Seguiremos em Marcha pelo fim da violência em nossos corpos e territórios”, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueiras.

      Mesas-redondas e oficinas compõem a programação do seminário, que contará com a presença de Nalu Faria,  coordenação nacional da MMM. Por fim, um ato percorrerá as ruas de Barbalha, denunciando o machismo, a violência contra a mulher e visibilizando a luta cotidiana das mulheres que resistem ao agronegócio em seus territórios.

      A região do Cariri, lugar escolhido para a 4ª Ação Internacional, é uma das regiões do Ceará onde são assustadores os índices de violência contra a mulher. Conforme dados apresentados pela Central de Atendimento à Mulher do Cariri, pelo menos 220 mulheres foram mortas em municípios da região nos últimos dez anos. A maioria, assassinada pelo próprio marido ou companheiro, ou, ainda, por alguém com quem já havia mantido algum tipo de relacionamento. Crimes marcados, sobretudo, pela brutalidade e frieza dos seus executores.

      17 de outubro em Mossoró-RN

      O encerramento da  4ª Ação será em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no dia 17 de outubro. As militantes da cidade estão preparando uma grande virada cultural feminista e agroecológica para mostrar que a mulherada não se rende à cultura misógina e mercadológica que vende como produto ou invisibiliza a arte das mulheres. A virada terá a presença da cantora Ellen Oléria e das cearenses Shirley Cordeiro, Roberta Kaya e o grupo Samba de Rosas, composto só por mulheres. A previsão é que cerca de duas mil mulheres participem de atividades de formação e mobilização.


      Programação:

      4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres CE/RN, de 15 a 17 de outubro, em Fortaleza, Barbalha e Mossoró.

      15 de outubro/ FORTALEZA – Ato Público – “A violência contra a mulher, não é o mundo que a gente quer", concentração às 15h, na Praça da Bandeira.

      16 de outubro/ BARBALHA – Seminário “Seguiremos em Marcha pelo fim da violência em nossos corpos e territórios”, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueiras.

      17 de outubro/ MOSSORÓ – Virada Feminista: Agroecológica e Cultural. Participação das cearenses Shirley Cordeiro, Roberta Kaya e o grupo Samba de Rosas

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: