Marco Polo del Nero anuncia que vai disputar cargo na CBF
Federaes paulista e carioca tinham acordo de alternar indicaes para a vice-presidncia do Sudeste da Confederao; quebra do acerto causourevolta
247 – Depois de muito mistério, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e membro do Comitê Executivo da Fifa, Marco Polo del Nero, assumiu nesta terça-feira que foi indicado para concorrer com Mário Jorge Lobo Zagallo ao cargo de vice-presidente da região Sudeste na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio gerou mais protestos na “ala rebelde” na briga pelo poder na entidade máxima do futebol brasileiro. “Houve realmente uma indicação, mas ainda tenho que esperar o apoio de oito federações e cinco clubes para poder participar da eleição”.
Ao todo, a CBF possui quatro vices, um de cada região do País. A Sudeste ainda não definiu o sucessor de José Maria Marin, que se tornou presidente. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) indicou Zagallo para o posto, mas com a entrada de del Nero na disputa, deverá haver eleição entre as federações do Sudeste. A posição da FPF pode romper com as boas relações com a FEFERJ, com a qual tinha um acordo que estabelecia uma alternância nas indicações. Como São Paulo havia indicado um vice-presidente na última vez que o cargo ficou vago, o Rio de Janeiro sugeriu o nome de Zagallo desta vez. O presidente da FEFERJ, Rubens Lopes, viu a indicação de Marco Polo como uma traição. “A FFERJ nunca teria feito isso [romper um acordo]. Agora, é esperar o resultado da votação. Nesta hora, os presidentes vão escolher quem eles podem confiar.”
Os outros vices presidentes são Fábio Marcel Nogueira (Sul), Fernando José Macieira Sarney (Norte), Marco Antonio de M. Ferreira (Nordeste) e Weber Magalhães (Centro-Oeste). Na CBF, Minas Gerais e Espírio Santo fazem parte do Centro-Oeste. Ao saber da indicação de Marco Polo del Nero, Francisco Novelleto, presidente da Federação Gaúcha, ficou irritado. “Isso vai dar uma bronca grande. Nada contra o Marco Polo, mas os direitos são iguais para todos. Se isso se confirmar, São Paulo vai tomar conta de tudo. Estou saindo de cena e lavando minhas mãos. Já protestei o que tinha de protestar. São Paulo centralizou tudo. Onde se lê CBF, a partir de agora leia-se Federação Paulista”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: