Março registra redução de 13,9% de homicídios
a primeira vez que a meta estabelecida pelo programa Pacto pela Vida (12%) ultrapassada em 2012. O percentual tambm a maior registrada desde 1996
PE247 – A meta de 12% de redução da taxa de homicídios – estabelecida pelo programa Pacto pela Vida – foi ultrapassada no mês de março, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O período registrou uma queda de 13,9% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Foram contabilizados 290 casos no mês passado, enquanto, em 2011, 333. É a primeira vez que o índice almejado pelo Governo de Pernambuco é alcançado em 2012.
O percentual da redução evidenciada no mês de março também é a maior registrada desde 1996, contribuindo para o avanço dos números do primeiro trimestre. Enquanto que em 2011 foram contabilizados 956 homicídios e em 2010 ocorreram 959 mortes em seus três primeiros meses, 2012 fecha o período com 863. Também é primeira vez na história que o número de homicídios fica inferior a 300 casos por dez meses consecutivos.
Os números alcançados no mês de março refletem as ações que começaram a ser implementadas pelo governo desde o final do ano passado, período em que a meta do programa Pacto pela Vida não foi atingida. No mês de dezembro, a SDS suspendeu as férias dos efetivos das Polícias Militar e Civil, cancelou o indulto de final de anos dos sistema prisional estadual e iniciou uma série de novas medidas com vistas à redução da criminalidade no Estado.
Antes disso, em outubro do ano passado, com o Programa Atitude, a SDS reforçou o comitê gestor do Pacto pela Vida, com atenção especial para o tratamento e acolhida com usuários de crack. Foram identificados usuários em condição de vulnerabilidade à violência para um acompanhamento mais próximo do Poder Público.
O Pacto pela Vida é uma das principais plataformas do governo Eduardo Campos. O gestor tem exportado o modelo para vários Estados, apresentando-o como referência no país na monitoração e na ação preventiva e combativa à violência.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: