Marconi deve confirmar candidatura em 14 de junho
Base aliada, formada por 14 partidos, prepara Encontro Regional de Goiânia para governador Marconi Perillo (PSDB) anunciar a escolha de concorrer à reeleição; vice-governador José Eliton (PP) e os presidentes do PSDB; PSD; PTB, PPS; PEN; PT do B; PRB; PV; PSL; PR; PHS; PMN e PTC preparam a festa, possivelmente no Tattersal da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA); desde janeiro o governador evita tratar de eleições nas visitas aos prefeitos, dando prioridade às ações voltadas para inauguração de obras: “Está próxima a hora de falarmos sobre eleições”
HELTON LENINE, DO DIÁRIO DA MANHÃ
A base aliada, formada por 14 partidos, decidiu escolher o 14 de junho para o governador Marconi Perillo (PSDB) anunciar sua decisão de concorrer à reeleição no pleito de 5 de outubro próximo. Naquela data, estarão reunidos, em Goiânia, conforme apurou a reportagem do Diário da Manhã, toda a base aliada, para o encerramento dos encontros regionais.
O vice-governador José Eliton e os presidentes do PSDB; PP; PSD; PTB, PPS; PEN; PT do B; PRB; PV; PSL; PR; PHS; PMN e PTC preparam a festa, possivelmente no Tattersal da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), para que o governador Marconi Perillo possam confirmar sua decisão de postular o quarto mandato ao Palácio das Esmeraldas.
É provável que, dia 31 próximo, durante o encontro regional, em Rio Verde, a base aliada confirme as candidaturas de José Eliton (PP) a vice-governador e de Vilmar Rocha (PSD). Detalhe: Eliton nasceu em Rio Verde, sudoeste goiano tendo passando a infância e a adolescência em Posse, no Nordeste goiano.
Marconi exerce, pela terceira vez, o cargo de governador de Goiás. Venceu Iris Rezende (PMDB) em 1998, em disputa memorável, quando começou a campanha com apenas 3%, enquanto que o ex-governador largava com 70% de intenção de voto. A eleição foi para o segundo turno, com vitória do candidato do PSDB. Os peemedebistas detinham o poder há 16 anos.
Em 2002, Marconi conquistou a reeleição, derrotando o também ex-governador Maguito Vilela (PMDB). A vitória do tucano foi no primeiro turno.
Em 2006, mais uma vez o grupo político liderado por Marconi derrota o PMDB de Maguito Vilela, com o governador Alcides Rodrigues (PP) sendo reeleito, também com disputa no segundo turno.
Em 2010, pela segunda vez, o confronto eleitoral entre Marconi e Iris. O tucano vence o candidato do PMDB, no segundo turno. Neste pleito, Marconi enfrentou cinco máquinas administrativas: a do governo federal, do governo estadual e as prefeituras dos três maiores colégios eleitorais: Goiânia, Aparecida e Anápolis.
Desde janeiro, o governador evita tratar de eleições nas visitas aos prefeitos, dando prioridade às ações voltadas para inauguração de obras. “Estamos inaugurando obras. Está próxima a hora de falarmos sobre eleições”, ressalta Marconi.
A base aliada vai realizar, antes do de Goiânia, mais três encontros regionais: dia 17 de maio, em Luziânia; 24 de maio, em Anápolis; 31 de maio, em Rio Verde; 7 de julho, em Aparecida de Goiânia.
Desde março, os dirigentes partidários defendiam uma antecipação do anúncio de Marconi Perillo sobre seu projeto de disputar o quarto mandato ao Palácio das Esmeraldas, sob o argumento de que facilitaria os entendimentos para acertos sobre alianças, coligações e composição das chapas de deputado federal e estadual.
O deputado federal e presidente do PTB goiano, Jovair Arantes, era o mais enfático na defesa da antecipação, para maio, da decisão de Marconi. Entretanto, o governador deixava claro que, a prioridade, é o trabalho de inauguração de obras, em todo o Estado, ficando a questão eleitoral para junho.
ENTRA NA DISPUTA
Os dirigentes partidários e parlamentares que têm conversado com Marconi Perillo, nos últimos dias, saem com uma certeza: o governador está pronto para disputar a reeleição. “Pelo governo moderno e avançado que realiza e pela capacidade de apresentar novos e criativos programas de gestão pública, Marconi vai concorrer à reeleição e conquistar uma vitória memorável”, ressalta o presidente estadual do PSDB, Paulo de Jesus.
O deputado federal e presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, diz que o governador Marconi Perillo está preparado para o embate eleitoral deste ano, em Goiás. “Depois de superar as dificuldades financeiras e políticas, Marconi chega a 2014 com discurso atualizado e moderno, com saldo administrativo para apresentar à população goiana.”
O vice-governador e presidente estadual do PP, José Eliton, ressalta que o governador Marconi Perillo vai buscar a reeleição, em outubro, certo do “dever cumprido” e de ter inserido Goiás entre as unidades da Federação mais desenvolvidas. “Marconi é uma liderança política forte e um gestor público de qualidade e eficiência.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: