Marconi e Alckmin assistem à concerto da Filarmônica de Goiás
Orquestra Filarmônica de Goiás arrebatou a plateia do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), na noite de sexta-feira; governador Marconi Perillo acompanhou o concerto ao lado do colega Geraldo Alckmin; "O governador Marconi vem investindo nos jovens talentos da música clássica no Estado e o resultado é essa orquestra de altíssima qualidade", disse o governador de São Paulo
Goiás 247 - A Orquestra Filarmônica de Goiás arrebatou a plateia do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), na noite de sexta-feira (10), com concerto de duas horas no prestigiado Auditório Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Neil Thomson. O governador Marconi Perillo e a primeira-dama Valéria Perillo assistiram à apresentação, que teve ainda as presenças do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, da primeira-dama paulista, Lu Alckmin, e do prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni. A Orquestra prossegue em turnê nacional neste sábado, com apresentação na Sala São Paulo, na capital paulista.
O público aplaudiu de pé o concerto, dividido am duas partes: na Primeira, os músicos executaram o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi Menor, de E. Elgar. Na Segunda Parte, o concerto trouxe a Segunda Sinfonia de Os Quatro Temperamentos, de C. Nielsen. O governador de São Paulo disse que a qualidade da Orquestra Filarmônica de Goiás é resultado "da aposta e da prioridade que o governador Marconi Perillo sempre dispensou à promoção da cultura popular e erudita em Goiás". "O governador Marconi vem investindo nos jovens talentos da música clássica no Estado e o resultado é essa orquestra de altíssima qualidade", disse Alckmin. Estavam ainda no concerto o presidente do Grupo Lide, João Doria, o ex-senador Cyro Miranda e o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Carlos Alberto Lereia.
Marconi afirmou que a turnê nacional da Orquestra Filarmônica de Goiás é "o reconhecimento nacional da variedade e da qualidade dos diferentes estilos musicais dos goianos" e que o Festival de Inverno de Campos do Jordão e as apresentações em São Paulo, neste sábado, e em Tatuí, na quinta-feira, "são o reconhecimento do valor da música erudita feita no Estado, que se apresenta lado a lado com a grandes orquestras do País". O governador disse ainda que, com a Orquestra Filarmônica e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás realizou o sonho e o compromisso de levar aos goianos de todas as origens a beleza e a riqueza da música erudita.
O prefeito de Campos do Jordão disse que o Festival de Inverno se firmou como palco das "maiores e melhores apresentações de música erudita" do País e que, por isso, o convite para que a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresentasse no evento é a "prova da alta qualidade dos músicos clássicos de Goiás". Segundo Fred Guidoni, "o governador Marconi Perillo vem fazendo trabalho de base importantíssimo em Goiás para procurar, encontrar, reconhecer e promover os jovens talentos da música erudita e apresentá-los para o País". O prefeito observou que esse investimento feito pelo governo estadual "é exemplo para o Brasil", porque começa ainda na infância, se aperfeiçoa na promoção de uma orquestra Jovem e se consolida na Filarmônica.
A Orquestra Filarmônica de Goiás abriu, no último dia 7, sua 2ª Turnê Nacional, com apresentação no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) com o aclamado violoncelista Antonio Meneses como convidado. Meneses integrou o concerto que a Orquestra fará no Festival de Inverno de Campos do Jordão e se apresenta também neste sábado na Sala São Paulo. A Turnê Nacional teve ainda concerto no Conservatório de Tatuí, na cidade de Tatuí, considerada como a capital brasileira da música na última quinta.
Nos concertos estão sendo apresentadas ao público duas obras do compositor inglês Edward Elgar: Froissart e Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi Menor. O programa traz ainda a Sinfonia Nº2 do compositor dinamarquês Nielsen.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: