Marconi: em Goiás, bandido não vai correr solto
Governador goiano do PSDB afirmou nesta quinta-feira (10) que a política de segurança pública criada recentemente, denominada Tolerância Zero, enfatiza a todo custo a proteção diária dos cidadãos: “Estamos fazendo um esforço enorme para colocar bandido para correr de Goiás. Designei o vice-governador e uma equipe de policiais duros para proteger o cidadão de bem; levar a paz às famílias, aos trabalhadores"; Marconi destacou o anúncio da realização de concurso para contratação de 3.000 novos policiais como uma das ações contundentes da nova política de segurança pública
247 - O governador Marconi Perillo afirmou nesta quinta-feira (10) que a política de segurança pública criada recentemente, denominada Tolerância Zero, enfatiza a todo custo a proteção diária dos cidadãos, aprimorando as ações conjuntas entre o governo estadual e as polícias. “Estamos fazendo um esforço enorme para colocar bandido para correr de Goiás. Designei o vice-governador e uma equipe de policiais duros para proteger o cidadão de bem; levar a paz às famílias, aos trabalhadores, e não deixar que os bandidos possam correr soltos. Nossa política de segurança é proteção diária ao cidadão goiano”, afirmou.
Ele destacou o anúncio da realização de concurso para contratação de 3.000 novos policiais como uma das ações contundentes da nova política de segurança pública. “Teremos 3.000 policiais nas ruas. E vamos colocar uma nova faixa para o policial ingressar na polícia, até porque o policial ingressa como aluno-soldado. As pessoas que quiserem prestar o concurso vão ler o edital, e vão compreender que elas terão chances de promoção. Tenho certeza de que quando nós abrirmos esse concurso teremos milhares de pessoas inscritas”, disse.
Questionado sobre a remuneração atual dos policiais goianos, Marconi lembrou que quando chegou ao governo pela primeira vez, em 1999, o vencimento do policial era de R$ 300. Hoje, conforme observou, a polícia goiana tem o segundo melhor salário do país, atrás, apenas, do Distrito Federal. “É importante lembrar isso. Hoje nenhum policial estadual ganha menos do que R$ 3 mil. E se consideramos as gratificações, as horas extras, isso vai para R$ 5 mil, R$ 6 mil”, pontuou.
Indagado sobre a recente convocação de 732 policiais excedentes do concurso da Polícia Militar de 2012, o governador reiterou que o governo estadual cumpriu com o seu dever de convocar todos os aprovados no concurso. “Primeiro, fizemos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público chamando mais 50% da repescagem; ou seja, quem não tinha sido aprovado e estava no cadastro de reserva. Recentemente, nós atendemos a uma decisão judicial e convocamos mais uma parte, 732 policiais. Portanto, os que não estão no cadastro de reserva não foram aprovados. Se tivessem sido aprovados, já teriam sido chamados”, esclareceu.
