Marcos Valério 1
Polciaacaba de prender oprotagonista do Mensalo e trs scios; ele continuava operando favores no governo e conseguiu um contrato de R$ 14,9 milhesno Ministrio do Turismo; acusao de grilagem de terras
247 – O empresário Marcos Valério de Souza, operador do Mensalão, foi preso na manhã desta sexta-feira. O motivo aparente da prisão é uma acusação de grilagem terras, para a compra de áreas em São Desidério, na Bahia. Nesta semana, uma reportagem publicada no jornal O Globo revelou que o publicitário ainda operava esquemas no governo federal, por meio da empresa T&M Consultoria Ltda. Contratada pela T&M, a empresa de softwares ID2 Tecnologia, teria conseguido um contrato de R$ 14,9 milhões no Ministério do Turismo. De acordo com as informações preliminares, três sócios de Marcos Valério também foram presos.
O empresário se tornou uma figura nacionalmente conhecida em 2005, quando o ex-deputado Roberto Jefferson o acusou de ser o “operador do Mensalão”. Pouco tempo depois, sua ex-secretária Fernanda Karina revelou todo a mapa do esquema. Valério intermediou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT, depois da eleição presidencial de 2002. Graças a esse apoio, passou a administrar contas importantes de publicidade no governo federal, por meio de suas agências DNA e SMPB. O Rural pretendia incorporar o Banco Mercantil de Pernambuco, enquanto o BMG passou a gozar de privilégios no crédito consignado.
Julgamento do século
A prisão de Valério aumenta a expectativa sobre o julgamento do Mensalão, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2012, que será também um julgamento sobre o primeiro governo do ex-presidente Lula. Os principais réus são o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-deputado Roberto Jefferson. O PT nega a existência do Mensalão, mas admite a prática de “caixa dois” de campanha. Jefferson, durante todo o processo, tentou fazer com que Lula fosse também tornado réu no Mensalão, mas não obteve êxito. Marcos Valério, por sua vez, permaneceu calado durante os últimos seis anos e, graças a isso, conseguiu ir tocando sua vida. Um de seus interlocutores frequentes ainda é o deputado Waldemar Costa Neto, outro protagonista do Mensalão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: