Marta perde hegemonia e Sawa é eleita melhor do mundo

Aps ganhar cinco anos como melhor jogadora do mundo no futebol feminina, brasileira entre Bola de Ouro da Fifa japonesa

Marta perde hegemonia e Sawa é eleita melhor do mundo
Marta perde hegemonia e Sawa é eleita melhor do mundo (Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann )
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A atacante Marta perdeu nesta segunda-feira a sua hegemonia de cinco anos como melhor do mundo no futebol feminino. Depois de um ano de 2011 de pouco brilho para ela, a Bola de Ouro da Fifa ficou com a japonesa Homare Sawa, craque da seleção que conquistou a Copa do Mundo Feminina de 2011. A norte-americana Abby Wambach era a outra finalista.

Campeã e artilheira do Campeonato Norte-Americano pelo Western New York Flash, Marta não conseguiu brilhar no torneio mais importante de 2011 no futebol feminino: a Copa do Mundo. Apesar de ter marcado quatro gols, sua participação no torneio foi abaixo do esperado. No momento chave para a seleção brasileira, ela esteve apagada e o Brasil acabou eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final.

Já a japonesa Sawa, 33 anos, viveu situação oposta. Apesar da trajetória de pouco brilho nos clubes, a craque da seleção japonesa foi brilhante na Copa do Mundo. Depois de passar desapercebida por três Jogos Olímpicos e quatro Mundiais, ela foi o grande nome do título inédito conquistado pelo Japão na Alemanha, em julho. Pelo mesmo motivo, Norio Sasaki, técnico daquela equipe, foi o vencedor entre os treinadores de futebol feminino.

Sasaki e Sawa levaram ao Japão a um feito que parecia impossível. Nas cinco edições anteriores da Copa do Mundo, a seleção asiática jogou 16 vezes e só ganhou cinco vezes. Em 2011 porém, as japonesas venceram os Estados Unidos, a Suécia e a anfitriã Alemanha, todas consideradas favoritas, e se tornaram a primeira seleção asiática campeã do mundo no futebol.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email