Matéria do NYT destaca crise hídrica em São Paulo
O jornal norte-americano New York Times abordou, em uma matéria publicada nesta terça-feira (17), a crise hídrica que afeta a cidade de São Paulo; segundo o periódico, o Brasil, que possui um oitavo das reservas mundiais de água doce, "está com as torneiras secando", em sua maior cidade; o texto destaca que o Sudeste brasileiro enfrenta a sua pior seca em quase um século e que o problema foi agravado por uma série de fatores como o desmatamento, crescimento populacional e poluição dos mananciais
247 - O jornal norte-americano New York Times abordou, em uma matéria publicada nesta terça-feira (17), a crise hídrica que afeta a cidade de São Paulo. Segundo o periódico, o Brasil, que possui um oitavo das reservas mundiais de água doce, "está com as torneiras secando", em sua maior cidade.
O texto destaca que o Sudeste brasileiro enfrenta a sua pior seca em quase um século e que o problema foi agravado por uma série de fatores como o desmatamento, crescimento populacional e poluição dos mananciais. O jornal diz ainda, que o maior sistema que abastece a capital paulista está próximo do colapso e que a população já enfrenta cortes no abastecimento, situação que pode ser elevada para um nível drástico de racionamento, com o fornecimento podendo ocorrer apenas dois dias por semana.
A matéria traz a informação que apesar de estar sendo discutidas medidas "ambiciosas", como a construção de novos reservatórios, a situação é considerada preocupante pelas mais de 20 milhões de pessoas que moram na Região Metropolitana, já que as previsões apontam que o Cantareira – principal reservatório que abastece a região – poderá secar completamente ainda este ano.
O NYT destaca, ainda, que dois "outros estados poderosos", Minas Gerais e Rio de Janeiro, também enfrentam problemas no abastecimento de água e muitas cidades da Região Sudeste cancelaram as festas de Carnaval em função da crise hídrica.
Confira no link a matéria publicada pelo New York Times sobre o assunto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: