TV 247 logo
      HOME > Geral

      Médicos estrangeiros em Sergipe aguardam registro do Cremese

      Na semana passada o Ministério da Saúde em Sergipe divulgou a previsão de que a documentação ficaria pronta nesta segunda-feira (23), data marcada para o início da atuação dos médicos nas unidades de saúde; profissionais já tiveram a documentação aceita pelo Conselho Regional de Medicina (Cremese), que aguarda agora a apresentação dos tutores e supervisores que atuarão com os profissionais para liberar os registros

      picture of young team or group of doctors in operating room (Foto: Valter Lima)
      Valter Lima avatar
      Conteúdo postado por:

      Kátia Azevedo, do Jornal do Dia - Os 10 profissionais cubanos e as duas intercambistas brasileiras que chegaram a Sergipe através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, já estão nos municípios onde irão trabalhar, mas ainda não começaram a atuar. Eles esperam pelo registro provisório, cujo processo está em andamento.

      Na semana passada o Ministério da Saúde em Sergipe divulgou a previsão de que a documentação ficaria pronta ontem, data marcada para o início da atuação dos médicos nas unidades de saúde. Os médicos já tiveram a documentação aceita pelo Conselho Regional de Medicina (Cremese), que aguarda agora a apresentação dos tutores e supervisores que atuarão com os profissionais para liberar os registros.

      De acordo com informações da direção do Cremese, a Regional já iniciou o processo para concessão dos registros dos médicos que fazem parte do Programa Mais Médicos. Além do registro, o conselho divulgou ser necessário que haja um procedimento de supervisão com o objetivo de acompanhar a atuação dos profissionais do Mais Médicos. Na quarta-feira, 18, os profissionais fizeram a foto e a assinatura digital para a confecção da cédula de identificação profissional, como exige a tramitação padrão para obtenção da certificação, que só é liberada após os profissionais obterem identificação emitida pelo Conselho de classe para exercer a ocupação.

      Com o cumprimento dessa etapa, o CRM tem o prazo de 15 dias para emitir a identificação dos profissionais. No último parecer assinado pela Presidência da República e Advocacia-Geral da União (AGU) foi informado que o registro dos médicos estrangeiros deve ser emitido a partir da entrega de diploma, habilitação e declaração de participação no programa. Segundo o órgão, não há na medida provisória a obrigatoriedade de fornecimento dos nomes de tutores e supervisores. O pleito será analisado pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pela AGU e se definirá pelo fornecimento ou não.

      No dia 20 deste mês, 12 profissionais concluíram o treinamento sobre a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe. Ao longo de quatro dias, eles conheceram os indicadores de saúde do Estado, que foram apresentados pelos representantes das áreas técnicas da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

      Finalizado o treinamento, os profissionais foram levados para os municípios onde atuarão: Gararu (02), Poço Redondo (03), Nossa Senhora das Dores (02), Umbaúba (02), Arauá (01), São Cristóvão (01) e Aracaju (01). Eles só iniciarão suas atividades quando receberem o registro profissional provisório. Enquanto aguardam a liberação, os gestores municipais apresentarão aos profissionais a Unidade Básica de Saúde (UBS), a cidade, a população e a Equipe de Saúde da Família (ESF).

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: