Medida pretende desafogar presídios de AL
Um sistema de audiência de custódia pretende desafogar os presídios do estado em até 60%, acelerando os processos criminais em Alagoa; a medida deve entrar em vigor em 60 dias, segundo informações repassadas pelo juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, Braga Neto; de acordo com o magistrado, o sistema é resultado de uma parceria entre o Ministério de Justiça e o CNJ; ao ser implantado, o sistema prevê que, no período de 24 horas após a prisão, o preso em flagrante seja apresentado a um juiz e ao MPE/AL, na presença do advogado ou defensor público
GazetaWeb.com - Um sistema de audiência de custódia pretende desafogar os presídios do estado em até 60%, acelerando os processos criminais em Alagoas. A medida deve entrar em vigor em 60 dias, segundo informacões repassadas pelo juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, Braga Neto. De acordo com o magistrado, o sistema é resultado de uma parceria entre o Ministério de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ao ser implantado, o sistema prevê que, no período de 24 horas após a prisão, o preso em flagrante seja apresentado a um juiz e ao Ministério Público Estadual (MPE/AL), na presença do advogado ou defensor público.
Durante a apresentação, o juiz irá analisar a legalidade da prisão, ouvir o autuado e definir a sentença da prisão ou possível concessão de liberdade, com ou sem medidas cautelares, ou também pode relaxar o flagrante, concedendo a liberdade ao preso.
"A audiência busca apresentar a pessoa o mais rápido possível ao juiz em um local que ainda será determinado. Na ocasião, eles serão ouvidos pelo MP, acompanhados de um defensor público ou de um advogado, e ainda pelo próprio juiz, que vai determinar se a pessoa será presa em regime de reclusão, se vai usar tornozeleira eletrônica ou se vai apresentar medidas cautelares", disse Braga Neto.
O juiz ressaltou ainda que o projeto já vem sendo implantado em outros estados, a exemplo de São Paulo, Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: