Meirelles fez diagnóstico da economia a Lula
Ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, foi recebido no Instituto Lula e pregou choque de confiança na economia; dias atrás, o próprio Lula deixou escapar a alguns de seus interlocutores que Meirelles "faz falta" na equipe da presidente Dilma; não há hipótese, no entanto, de que ele retorne ao governo
247 - Na fim da semana passada, o ex-presidente Lula recebeu, para uma longa conversa, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O encontro se deu no Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e Lula pediu um diagnóstico sobre a tensão na economia e os motivos da disparada do dólar.
Meirelles apontou que a alta do dólar é reflexo do fortalecimento da economia norte-americana, e da redução dos estímulos monetários do Federal Reserve, mas também defendeu um choque de credibilidade na economia brasileira. Embora os fundamentos da economia brasileira sejam sólidos, Meirelles apontou uma suposta crise de confiança.
Durante os oito anos em que foi presidente do Banco Central, no governo Lula, Meirelles defendeu que a autoridade monetária se colocasss "à frente da curva", antecipando eventuais tendências monetárias. Hoje, o BC vem sendo criticado por alguns analistas por supostamente estar "atrás da curva".
Lula disse a Meirelles que levaria esse diagnóstico à presidente Dilma Rousseff, com quem se reuniu ontem, no calor das manifestações populares em São Paulo e em outras capitais. No entanto, não existe a possibilidade de que ele retorne ao governo. Presidente do Banco Original, do grupo J&F, Meirelles tem hoje uma relação cordial com a presidente Dilma Rousseff, mas o Palácio do Planalto avalia que a política econômica atual representou avanços importantes em relação à do governo anterior.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: