Mendonça Filho propõe reabertura de concessão fiscal para setor automotivo no NE
Deputado apresentou uma emenda MP 549/11, em tramitao na Cmara Federal, propondo ao Governo a reabertura de concesso que j beneficiou a vinda da Fiat para Pernambuco. A ao poderia viabilizar a implantao da fbrica da Volks no Estado.
PE247- Na esteira das discussões sobre a possibilidade da implantação de uma fábrica da Volkswagen no Estado, o deputado federal Mendonça Filho (DEM), apresentou uma emenda à Medida Provisória 549/11, em tramitação na Câmara Federal, propondo ao Governo Federal a reabertura de concessão de incentivos fiscais para o setor. Na proposta elaborada pelo democrata, seria estipulado o prazo de 180 dias para a apresentação de projetos que contemplem novos investimentos e pesquisas para novos produtos na Região Nordeste, usufruindo o benefício fiscal do lucro presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
“A proposta beneficia investimentos no Nordeste e torna viável a vinda da Volkswagen para Pernambuco”, sintetizou Mendonça Filho. O deputado incluiu no texto da emenda a possibilidade de empreendimentos automotivos no Semi Árido do Nordeste, visando à instalação de uma montadora no Agreste pernambucano. “Temos grandes investimentos no sul do Estado. com Suape e região; na Mata Norte. com a Fiat e Hemobrás, e precisamos potencializar um investimento deste porte no Agreste”, defendeu o democrata.
A Volkswagen estuda a possibilidade de ampliar a sua capacidade produtiva no País. As opções são a implantação de uma nova unidade ou a expansão da capacidade de suas fábricas já existentes.
A implantação de uma nova planta da Volks em Pernambuco vem sendo discutida, há um bom tempo, com estimativa de investimento de US$ 2 bilhões. “Essa proposta é de grande importância para o semiárido do Nordeste, em especial para Pernambuco, pois possibilitará a instalação de novos empreendimentos criando milhares de novos empregos. Temos que criar todas as condições para garantir a Volks no Estado”, ressaltou Mendonça Filho.
No ano passado, a Medida Provisória 512, editada no ano passado, prorrogou a possibilidade de cessão de incentivos fiscais à implantação de montadoras automotivas no Nordeste, resultando no processo que pavimentou a chegada de uma fábrica da Fiat, em Pernambuco, e que já havia permitido a instalação de uma unidade da Ford, na Bahia.
Além de beneficiar a implantação de uma nova unidade da Volks em Pernambuco, a prorrogação dos incentivos fiscais também beneficiariam a já anunciada fábrica da chinesa Jac Motors, na Bahia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: