TV 247 logo
    HOME > Geral

    Mensalidade escolar fica de 8% a 12% mais cara

    Pais precisam prepara os bolsos para 2012. Previso do Sindicato dos Estabelecimento de Ensino de Pernambuco. Aumento ficou acima do registrado no ano passado

    Mensalidade escolar fica de 8% a 12% mais cara (Foto: Shutterstock)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Raphael Coutinho_247 – Os pais ou responsáveis de alunos da rede privada de ensino em Pernambuco deverão preparar o bolso para as mensalidades de 2012. A previsão, do próprio Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), é que o valor desembolsado para o pagamento das escolas aumente entre 8% e 12%, dependendo de cada instituição. O reajuste é superior ao que foi registrado no ano passado, que ficou entre 6% e 8%, e da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central para 2011.

    O próprio presidente do Sinepe-PE justifica o motivo de não vincular o reajuste à inflação. “Cada escola tem sua planilha, baseada em vários aspectos. Aquisição de equipamentos, reajuste de salários de professores e funcionários, insumos básicos como água e energia, contam na hora de fazer este cálculo”, explicou José Ricardo Dias Diniz. Para ele, a parte pedagógica e de estrutura muda em cada escola, o que resulta em variações nos valores.

    “Temos 2,4 mil instituições e cada uma possui suas necessidades. No entanto, não podemos pegar as 15 maiores, por exemplo, e fazer o cálculo em cima delas. Mas a média deverá ser entre 8% e 12% mesmo”, acrescentou Diniz. Porém, o Procon orienta que os reajustes nas mensalidades devem se basear apenas na manutenção das escolas, como o custeio com folha de pagamento, materiais de do cotidiano e os insumos básicos.

    Ainda para o Procon, as escolas precisam justificar, de forma aberta e transparente, os aumentos necessários. Despesas decorrentes de obras que aumentem seu patrimônio e visam ao lucro não devem ser repassadas aos pais.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: