Mercado cultural dos Pinhões será inaugurado nesta quarta

O Mercado Cultural dos Pinhões será inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza nesta quarta (26), quando será realizado o Festival Comida de Boteco. O projeto do novo equipamento visa transformá-lo, junto ao Mercado dos Pinhões, no Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, em um ponto de referência da comida cearense junto à programação cultural regular, com shows musicais e feiras de arte

O Mercado Cultural dos Pinhões será inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza nesta quarta (26), quando será realizado o Festival Comida de Boteco. O projeto do novo equipamento visa transformá-lo, junto ao Mercado dos Pinhões, no Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, em um ponto de referência da comida cearense junto à programação cultural regular, com shows musicais e feiras de arte
O Mercado Cultural dos Pinhões será inaugurado pela Prefeitura de Fortaleza nesta quarta (26), quando será realizado o Festival Comida de Boteco. O projeto do novo equipamento visa transformá-lo, junto ao Mercado dos Pinhões, no Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, em um ponto de referência da comida cearense junto à programação cultural regular, com shows musicais e feiras de arte (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - A Prefeitura de Fortaleza inaugura nesta quarta-feira (26/07), a partir das 18h, o Mercado Cultural dos Pinhões, anexo do atual Mercado dos Pinhões. Na ocasião, será realizado o Festival de Comida de Boteco, no qual renomados chefs de cozinhas apresentarão seus peticos da culinária nordestina. O evento será realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias da Cultura e Regional Centro, em parceria com Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará, responsável pelo Festival de Comida de Boteco.

Entre os chefs que marcarão presença, estão Giorgio Guastella, Fabiana Rosa, Luciano Ferreira, Luhen, Ana Kataria, Francisco Vieira, Cláudia Pinheiro, Barão, Lucia, Carlos Henrique, Demão, Charton, Irene, Raul, Marie Anne, Rozi, Nice, além da Flair Eventos, ACC (Bar Itaipava) e Cervejas Artesanais.

O projeto do novo equipamento visa transformá-lo, junto ao Mercado dos Pinhões, no Polo Cultural e Gastronômico de Fortaleza, em um ponto de referência da comida cearense, com festivais gastronômicos temáticos junto  à programação cultural regular. A programação contará com shows musicais, feiras de artes e de gastronomia voltados para todos públicos das mais variadas faixas etárias.

O secretário da Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima, esclarece que as ações culturais propostas ao anexo do Mercado foram alinhadas ao Plano Municipal da Cultura, com o objetivo de promover o fomento e difusão da arte para diversos públicos, a valorização das manifestações artísticas locais, além de estimular a diversificação da oferta turística de base cultural. “O Mercado dos Pinhões, junto ao Mercado Cultural dos Pinhões, será a base para a transformação daquele local em um polo cultural e gastronômico, um relevante espaço de referência local, turística e gastronômica, com ênfase na comida cearense”, ressalta.

Reforma
O Mercado Cultural dos Pinhões foi reformado pela Secretaria Regional Centro, em um investimento de R$ 297.078.08. A reforma contou com a criação do segundo piso, de quatro novos boxes, área de convivência, restauro de 14 boxes no térreo, além do dimensionamento do restante de área do pavimento térreo para novos espaços, como a administração, banheiros, área para plataforma de elevador para deficientes, escada de acesso ao 2º piso, recuperação total da cobertura e estrutura metálica existente, novas instalações elétricas, hidráulicas, para-raios, gás e combate a incêndio. A obra contou ainda com novos revestimentos e pavimentações, incluindo itens de acessibilidade.

“A revitalização do anexo ao Mercado dos Pinhões deverá otimizar a prestação de serviço à comunidade local e poderá se consolidar como polo gastronômico e cultural no Centro de Fortaleza”, avalia o secretario da Regional Centro, Adail Fontenele.

O anexo conta com 18 boxes para comercialização, banheiros, sala para administração, elevador plataforma para deficiente, escada de acesso ao novo 2º piso e áreas de convivência no pavimento térreo e no novo 2º piso.

O Mercado Cultural dos Pinhões recebeu ainda em sua fachada uma intervenção artística, em uma parceria com a empresa Bossa On The Wall. A artista Thiliê Aragão explica que a ideia do grafite é mostrar que o Mercado é um espaço de encontro de pessoas e da cidade. "Tem vários elementos de conexão, tem pessoas, tem o mar, elementos da cidade. A ideia é dar vida a este equipamento que estava fechado", explicou.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247