Mercedes propõe corte de 20% na jornada e de 10% nos salários
Medida foi proposta aos cerca de 10 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para evitar demissões no período de um ano; o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que a proposta inclui ainda a aplicação de apenas metade do reajuste salarial pela inflação (INPC) e um programa de demissão voluntária (PDV) para aposentados e trabalhadores com estabilidade
247 – A Mercedes-Benz propôs aos cerca de 10 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, redução da jornada de trabalho em 20% e dos salários em 10%.
A medida, inédita na montadora, visa evitar demissões no período de um ano.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC afirma que a proposta inclui ainda a aplicação de apenas metade do reajuste salarial pela inflação (INPC) no próximo ano.
A Mercedes também prevê abrir um programa de demissão voluntária (PDV) para aposentados e trabalhadores com estabilidade.
“Foi uma negociação muito dura. Consideramos que essa é a proposta de acordo possível para esse cenário de crise”, afirmou, em nota, o diretor do sindicato, Moisés Selerges. “O mercado de caminhões registra queda de quase 50% e, na nossa avaliação, só deve melhorar a partir do segundo semestre de 2016.”
Leia aqui reportagem de Cleide Silva sobre o assunto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: