Metrô leva coligação de Pimentel a criticar PSDB
A coligação do candidato ao governo de Minas Fernando Pimentel (PT) emitiu nota criticando a postura dos grupos dos governos de Aécio Neves (2003-2010) e de Antonio Anastasia (2011-2014), de transferir para o governo federal a responsabilidade sobre a operação do metrô de Belo Horizonte; segundo a nota, em 1997 Eduardo Azeredo (PSDB), então governador do estado, criou a Metrominas, que deveria assumir o sistema metroviário da região metropolitana; o palanque do petista afirma que nenhuma empresa elaborou um projeto para ampliar a operação do metrô
Minas 247 - A coligação Minas Pra Você, liderada pelo candidato ao governo de Minas Fernando Pimentel (PT) emitiu, nesta terça-feira (19), criticando a postura dos grupos dos governos de Aécio Neves (2003-2010) e de Antonio Anastasia (2011-2014), ambos do PSDB, de transferir para o governo federal a responsabilidade sobre a execução das obras do metrô de Belo Horizonte.
Segundo a nota, em 1997 Eduardo Azeredo (PSDB), que governava o estado, criou a Metrominas, em acordo com o seu correligionário e então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Como consequência desta negociação, a estatal deveria assumir o sistema metroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
"Desde 2002, quando o metrô de Belo Horizonte entrou em funcionamento, uma empresa sob a administração do governo de Minas Gerais não conseguiu sequer elaborar um projeto competente para sua ampliação", diz o trecho da nota.
Confira a nota da coligação Minas pra Você:
Metrô de Belo Horizonte: Incompetência estadual
O governo tucano de Minas Gerais insiste em transferir responsabilidades que são suas para outras esferas de governo. Sempre que é confrontado com a própria incompetência, sai em busca de culpados em vez de trabalhar. Sua inépcia ficou evidente quando, em maio passado, sob forte pressão popular, apresentou um projeto de ampliação do metrô sem informações básicas como orçamento e cronograma de obras.
O convênio para a elaboração dos estudos e projetos do metrô pelo governo tucano de Minas Gerais tinha sido assinado entre o Governo de Minas e o Ministério das Cidades em abril de 2013. Tanta demora causa ainda mais surpresa quando se sabe que o Estado criou em 1997, na gestão do tucano Eduardo Azeredo, a Metrominas, que tem por finalidade planejar, implantar, operar e explorar os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos da RMBH.
A verdade que se impõe é que desde 2002, quando o metrô de Belo Horizonte entrou em funcionamento, uma empresa sob a administração do governo de Minas Gerais não conseguiu sequer elaborar um projeto competente para sua ampliação. É preciso que o governo tucano de Minas Gerais assuma suas responsabilidades e trate as mineiras e os mineiros com respeito.
Coligação Minas pra Você
(PT, PMDB, PCdoB, PRB, PROS)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: