Minas Gerais tem a 16ª morte por H1N1
Mulher de Santa Rita do Sapucaí é a quinta vítima na região sul do estado; Gerência Regional de Saúde afirma que a situação está sob controle, mas alerta para a necessidade de precauções; veja como evitar a gripe suína
Minas 247 – Uma mulher de 55 anos, de Santa Rita do Sapucaí, é a 16ª vítima de Influenza A, ou H1N1 no Minas Gerais. A Gerência Regional de Saúde descarta surto e afirma que a situação está sob controle.
A senhora foi internada no dia 21 de maio e faleceu três dias depois. O resultado do exame que confirma os motivos da morte foi divulgado nesta terça-feira 31.
É a quinta vítima fatal de H1N1 no sul de Minas. Os outros pacientes foram uma mulher também de 55 anos, um homem de 59, de duas jovens, uma de 15 e outra de 16 anos.
Faixa de risco inclui pessoas com idade inferior a dois anos ou superior a 60 anos, imunodepressão, ou seja, pacientes com câncer ou em tratamento para AIDS, pacientes com hemoglobinopatias, diabetes mellitus, obesos (IMC > 35), cardiopatas, pneumopatas, doentes renais e pacientes com outras condições crônicas.
Sintomas
- Febre acima de 38ºC;
- Tosse;
- Dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais.
Como evitar
- Lavar constantemente as mãos, inclusive utilizando o álcool em gel;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar
- A vacinação é gratuita para mulheres grávidas, maiores de 60 anos e cri;anças entre seis meses e dois anos e indígenas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: