Minas já contabiliza mais de 6 mil casos de dengue
Notificações foram informadas pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge, que garantiu investimentos de R$ 26 para o combate à doença este ano
Minas 247 - Minas Gerais já tem 6,5 mil notificações de casos de dengue, segundo informa a Secretaria de Estado da Saúde. Até por isso, mesmo, o secretário Antônio Jorge chamou a imprensa para uma entrevista coletiva e anunciou investimentos de R$ 26 milhões no combate à doença este ano.
Leia trecho da matéria de Décio Amorim e Lucas Simões para o jornal O Tempo:
O ano de 2013 mal começou e, em apenas 18 dias, Minas Gerais já contabiliza 6.525 notificações de casos de dengue. Segundo o Secretario de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, que concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira (18), na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, este número pode chegar a 10 mil até o último dia deste mês de janeiro. Já no mesmo período do ano anterior foram registrados 5.803 casos.
Durante a coletiva, Antonio Jorge disse ainda que o Estado vai pedir ajuda para a Copasa e Defesa Civil para combater o mosquito transmissor Aedes aegypti nas regiões mais afetadas. Oito municípios já decretaram estado de emergência devido ao grande números de casos de dengue notificados, como Ibiaí, no Norte de Minas, e Uberaba, no Triângulo Mineiro. A população das cidades como Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, também sofrem com a doença.
Ipatinga e Timóteo chegaram a ficar quase dois meses sem coleta de lixo, o que ajudou a propagar o número de casos de dengue nestes municípios. Antonio Jorge diz que este tipo de situação ocorre, muitas vezes, devido a troca de prefeitos.
Nas regiões mais afetadas pela dengue como Vale do Aço e Triângulo Mineiro já foram designados 280 agentes de saúde para ajudar no combate ao mosquito. “Uma força-tarefa está sendo montada pelo Estado, e com o apoio da Copasa e Defesa Civil será possível começar a diminuir os casos, explica Antonio Jorge.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: