CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Minas vai mal em ranking de hotéis de luxo

Capital mineira a terceira com mais estabelecimentos, mas cai para stima entre os classificados como de luxo, superior ou turstico, segundo pesquisa do IBGE. Polmica: s quatro cidades so classificadas como tursticas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 - A nova pesquisa de Serviços e Hospedagem do IBGE, referente ao ano passado, mostra que Belo Horizonte ainda está mal em termos de hotéis com qualidade. A capital mineira está em terceiro lugar em relação a estabelecimentos para hospedagem (589 no total). Mas tem apenas 39,4% das hospedagens classificadas de luxo, superior ou turísticas. Uma polêmica na pesquisa do IBGE é que apenas quatro cidades do estado foram classificadas como de interesse turístico: Congonhas, Mariana, Ouro Preto e Santana do Riacho, na Serra do Cipó. Os especialistas do setor em Minas protestaram com veemência.

Leia texto de Helenice Laguardia no jornal O Tempo:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Só 40% dos hotéis de BH têm bom nível de conforto

A pesquisa de Serviços e Hospedagem 2011 (PSH) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, com dados de dez regiões metropolitanas do país colocou a região metropolitana de Belo Horizonte no terceiro lugar em número de estabelecimentos de hospedagem, 589. Mas, quando a pesquisa mostra o conforto e a qualidade dos serviços, a região metropolitana de Belo Horizonte tem apenas 39,4% das hospedagens classificadas entre as categorias de luxo, superior e turístico. Só não fica atrás das regiões metropolitanas de Porto Alegre e São Paulo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa do IBGE computou 7.479 estabelecimentos de hospedagem em 2011 que registraram um total de 327.678 unidades habitacionais - suítes, apartamentos, quartos e chalés - e capacidade total de 741.303 hóspedes. O pesquisador do IBGE, Roberto Saldanha, disse que o objetivo da pesquisa é fornecer subsídios para as autoridades avaliarem a capacidade de hospedagem e a adequação à demanda esperada para eventos internacionais.

Na capacidade de hospedagem, a região metropolitana de Belo Horizonte, com suas 26 cidades pesquisadas, ficou em quarto lugar com capacidade total para 48.393 hóspedes. Perdeu para as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e também para a região metropolitana de Salvador. As quatro regiões abrigam 41% dos estabelecimentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"O que a gente vê são hotéis de empresas familiares, com raras exceções, que têm medo de investir. Por isso as grandes redes estão invadindo", diz o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb), Paulo Pedrosa.

De Minas Gerais, na pesquisa do IBGE, estão listados apenas quatro municípios de interesse turístico: Congonhas, Mariana, Ouro Preto e Santana do Riacho, na Serra do Cipó. No Rio de Janeiro, por exemplo, são 21. "A definição foi do Ministério do Turismo", disse o pesquisador do IBGE, Roberto Saldanha. "Isso é um absurdo. Minas Gerais é o Estado mais rico em circuitos turísticos", disse o presidente do Sindicato dos Hotéis (Sindhorb), Paulo Pedrosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO