CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Mineirão recebe Selo BH Sustentável 2014

O Mineirão recebeu o prêmio ouro do Selo BH Sustentável 2014, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para reduzir o impacto socioambiental decorrente da Copa do Mundo; o prêmio foi conquistado após serem apresentadas ações para a economia de recursos em três aspectos: água, energia e resíduos; na arena, a reutilização da água coletada da chuva garante a redução de 40% no consumo; a Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura produz o equivalente ao consumo de 1.200 residências e corresponde a 39% da demanda do estádio; e a coleta, separação e reciclagem de resíduos em dias de jogos e eventos fazem com que 78% dos resíduos deixem de ser destinados para os aterros sanitários

O Mineirão recebeu o prêmio ouro do Selo BH Sustentável 2014, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para reduzir o impacto socioambiental decorrente da Copa do Mundo; o prêmio foi conquistado após serem apresentadas ações para a economia de recursos em três aspectos: água, energia e resíduos; na arena, a reutilização da água coletada da chuva garante a redução de 40% no consumo; a Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura produz o equivalente ao consumo de 1.200 residências e corresponde a 39% da demanda do estádio; e a coleta, separação e reciclagem de resíduos em dias de jogos e eventos fazem com que 78% dos resíduos deixem de ser destinados para os aterros sanitários (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Minas - O Mineirão recebeu, na última semana, o prêmio ouro do Selo BH Sustentável 2014, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para reduzir o impacto socioambiental decorrente da Copa do Mundo de 2014.

A certificação atribuiu ao estádio a classificação "Ouro", após serem apresentadas ações para a economia de recursos em três aspectos: água, energia e resíduos. Na arena, a reutilização da água coletada da chuva em vasos sanitários, mictórios e irrigação do gramado garante a redução de 40% no consumo de água. Já Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura produz o equivalente ao consumo de 1.200 residências e corresponde a 39% da demanda do estádio. E a coleta, separação e reciclagem de resíduos em dias de jogos e eventos fazem com que 78% dos resíduos deixem de ser destinados para os aterros sanitários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O selo é mais um reconhecimento do planejamento promovido pela concessionária Minas Arena e o Governo do Estado de Minas Gerais, que diz respeito à sustentabilidade ambiental do estádio. O BH Sustentável foi criado pela prefeitura como parte da política da FIFA de reconhecer empreendimentos que realizam ações capazes de reduzir o impacto no meio ambiente em cidades que receberam jogos do Mundial.

Sustentabilidade reconhecida

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em julho deste ano, o Mineirão já havia se tornado o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a conquistar o selo Platinum, categoria máxima de certificação ambiental Leedership in Energy and Environmental Design (LEED), da Green Building Council Institute (GBCI). A premiação também foi resultado das ações ambientalmente sustentáveis implementadas desde o início das obras de modernização da nova arena, em janeiro de 2010.

"A conquista da certificação é fruto de um trabalho rigoroso desenvolvido desde o momento da concepção do novo estádio, em que responsabilidades ambiental, social e financeira foram devidamente planejadas e, agora, reconhecidas", destacou, à época, o secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais (Setes), Tiago Lacerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O estádio conquistou 81 dos 110 pontos concedidos para a concessão do selo máximo e se destacou em quesitos como Eficiência da Água (atendendo 10 dos 10 requisitos apontados) e Energia e Atmosfera (completando 32 dos 35 requisitos).

Várias ações de sustentabilidade adotadas na reforma e operação do novo Mineirão destacaram-se neste processo. Uma delas foi a lavagem dos pneus dos veículos que transitaram pelo canteiro de obras para diminuir sujeira e poeira nas vias públicas. A água usada nesta ação foi captada por calhas e destinada para um sistema de tratamento, sendo tratada e bombeada para uma caixa d´água, voltando a abastecer o sistema de lavagem. A prática gerou economia de 18 mil litros de água por dia e cerca de R$ 500 mil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro exemplo foi o reaproveitamento de 90% dos resíduos gerados com a obra de reforma do estádio, como o concreto, a terra e a sucata metálica. Cerca de 55 mil cadeiras antigas foram doadas a outros espaços esportivos. O reservatório com capacidade para 5 milhões de litros de água de chuva também é um destaque. A água captada é reutilizada em serviços de manutenção, como irrigação do campo e mictórios.

"Uma das nossas maiores preocupações sempre foi o compromisso com o meio ambiente, então fazemos tudo voltado para a eficiência energética e não poluidora. O novo Mineirão foi todo pensado em cima da consciência ambiental", comemora Otávio Góes, gerente de tecnologia da concessionária Minas Arena, responsável pela administração do estádio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO