HOME > Geral

Mineiros articulam a criação de um novo partido de esquerda

Os deputados mineiros, que estão no PT há muito tempos, articulam a criação de um novo partido de esquerda no Brasil. Interlocutores afirmam que o deputado federal Reginaldo Lopes e o estadual Rogério Correia é quem estão fazendo as articulações. A ideia dos parlamentares seria tentar a reeleição pelo PT e criar a nova legenda após a eleição do próximo ano; os parlamentares também estariam trabalhando com a ideia de convencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seria importante uma nova alternativa de esquerda, competitiva

Os deputados mineiros, que estão no PT há muito tempos, articulam a criação de um novo partido de esquerda no Brasil. Interlocutores afirmam que o deputado federal Reginaldo Lopes e o estadual Rogério Correia é quem estão fazendo as articulações. A ideia dos parlamentares seria tentar a reeleição pelo PT e criar a nova legenda após a eleição do próximo ano; os parlamentares também estariam trabalhando com a ideia de convencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seria importante uma nova alternativa de esquerda, competitiva (Foto: Leonardo Lucena)

Minas 247 - Os deputados mineiros, que estão no PT há muito tempos, articulam a criação de um novo partido de esquerda no Brasil. Interlocutores afirmam que o deputado federal Reginaldo Lopes e o estadual Rogério Correia é quem estão fazendo as articulações. A ideia dos parlamentares seria tentar a reeleição pelo PT e criar a nova legenda após a eleição do próximo ano. A informação foi publicada pelo jornal O Tempo. Os dois parlamentares pensam em fazer da Frente Brasil Popular, que engloba vários movimentos sociais, um novo partido, que teria esse mesmo nome, seguindo uma tendência já observada em novas legendas, como o Podemos e o Solidariedade, que abandonaram as siglas propriamente ditas para apostar nos chamados “nomes de efeito”.

Lopes e Correia já estariam em contato com diversos lideranças partidárias em nível nacional da esquerda para garantir o apoio necessário à criação da nova legenda. “Eles vão articular agora com movimentos sociais que já integram a Frente Brasil Popular, e esse seria um ponto muito interessante, porque o partido seria, de algum modo, a formalização da atividade político-partidária dessas frentes”, disse um interlocutor. A entrevista foi concedida ao TEMPO e à rádio Super Notícia FM em reserva.

Os parlamentares também estariam trabalhando com a ideia de convencer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que seria importante uma nova alternativa de esquerda, competitiva. “O PCdoB, embora seja uma legenda histórica e muito simpática a nós, não consegue reunir uma militância mais numerosa, e o PT, infelizmente, vive um processo de desgaste como nunca se viu. Seria bom para a esquerda ter outras vias mais competitivas que não o PT, como sempre acontece”, afirma a fonte.