TV 247 logo
      HOME > Geral

      Minha Casa, Minha Câmara, Minha Vida

      Um grupo de vereadores da Cmara do Recife estaria discutindo um jeitinho de receber um benefcio semelhante ao polmico auxlio-moradia pago pela Assembleia a ex-deputados. Neste ms, os membros do Legislativo recifense aprovaram, na surdina, um aumento de 62% dos seus prprios salrios.

      Minha Casa, Minha Câmara, Minha Vida (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)
      Gilberto Prazeres avatar
      Conteúdo postado por:

      Gilberto Prazeres_PE247 – Na esteira de toda a polêmica envolvendo o auxílio-moradia pago – de forma retroativa- pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a ex-deputados, um grupo de vereadores da Câmara do Recife já estaria discutindo a possibilidade de achar um jeitinho de receber um benefício semelhante. Uma fonte do PE247 revelou, em reserva, que alguns membros da Casa de José Mariano apostam que há legitimidade legal para uma chamada “equiparação” com remunerações concedidas aos deputados federais nos idos de 90.

      Como, no período, os deputados federais acabaram com os chamados “penduricalhos”, que incluíam uma série de auxílios como o moradia, e incorporaram os valores aos seus salários, outras casas legislativas, que regem a remuneração por percentuais dos contracheques dos membros da Câmara Federal, querem uma espécie de equiparação retroativa.

      A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), e com o primeiro-secretário, Augusto Carreras (PV). Porém, apontado pela nossa fonte como um dos prováveis interessados na possibilidade de uma equiparação de remuneração, o vereador Carlos Gueiros (PTB) afirmou que “se for legal, não há problema em se requerer”.

      “Eu não sei dessa história. Não posso falar sobre uma discussão sobre a qual eu não estudei. Mas, se for legal, se for legítimo, se for um direito, é correto”, sacramentou Carlos Gueiros. “E não seria um auxílio moradia. A Imprensa está desvirtuando o assunto. Seria uma equiparação ao aumento de salário dos deputados federais após a incorporação dos penduricalhos que foram extintos”, argumentou o parlamentar.

      Desta forma, a Câmara poderia pagar esse retroativo aos vereadores que legislavam durante a década de 90, de forma semelhante ao que vem sendo feito pela Alepe. Nos bastidores, se comenta que esse pagamento poderia representar algo em torno de R$ 3 milhões.

      Haveria ainda uma indicação, feita por membros do Executivo, de que os vereadores da base – a maior parte não teria direito – se posicionassem contrários à provável medida. Contudo, a decisão caberia exclusivamente à Mesa Diretora da Casa.

      Neste mês, os membros do Legislativo recifense aprovaram, na surdina, um aumento de 62% dos seus próprios salários.

      Leia mais: Vereadores elevam em 62% os próprios salários

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: