Mini bovinos são opção para agricultura familiar

Os mini bovinos estão sendo uma atração à parte na 15ª edição da Agrotins Brasil 2015; entre as vantagens estão produtividade da mini vaca, que é comparada a uma vaca normal, chegando a produzir, em média, 10 litros de leite ao dia; além disso, o animal possui um custo de produção inferior ao de outros bovinos e podem ser criados em pequenos espaços; “Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, pois é um ótimo empreendimento para quem quer fazer da sua chácara um atrativo para o turismo rural”, afirma a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Erika Jardim

Os mini bovinos estão sendo uma atração à parte na 15ª edição da Agrotins Brasil 2015; entre as vantagens estão produtividade da mini vaca, que é comparada a uma vaca normal, chegando a produzir, em média, 10 litros de leite ao dia; além disso, o animal possui um custo de produção inferior ao de outros bovinos e podem ser criados em pequenos espaços; “Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, pois é um ótimo empreendimento para quem quer fazer da sua chácara um atrativo para o turismo rural”, afirma a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Erika Jardim
Os mini bovinos estão sendo uma atração à parte na 15ª edição da Agrotins Brasil 2015; entre as vantagens estão produtividade da mini vaca, que é comparada a uma vaca normal, chegando a produzir, em média, 10 litros de leite ao dia; além disso, o animal possui um custo de produção inferior ao de outros bovinos e podem ser criados em pequenos espaços; “Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, pois é um ótimo empreendimento para quem quer fazer da sua chácara um atrativo para o turismo rural”, afirma a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Erika Jardim (Foto: Aquiles Lins)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Tocantins 247 - Os mini bovinos estão sendo uma atração à parte na 15ª edição da Feira de Tecnologia da Agropecuária do Tocantins - Agrotins Brasil 2015, no Portal do Pecuária . Mas não é apenas pela aparência (medem metade de um animal de grande porte), é que os animais podem trazer lucro aos criadores. E os visitantes tem até amanhã, 9, quando encerra a feira, para conhecer essa novidade.

De acordo com a gerente de Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Erika Jardim, os mini bovinos possuem muitas vantagens: A produtividade da mini vaca é comparada a uma vaca normal, chegando a produzir, em média, 10 litros de leite ao dia e possui um custo de produção inferior ao de outros bovinos. Além disso, os consomem menos que um animal de grande porte e podem ser criados em pequenos espaços.

“Os animais se apresentam como uma excelente opção para a agricultura familiar, pois é um ótimo empreendimento para quem quer fazer da sua chácara um atrativo para o turismo rural”, sugere Erika Jardim.

O único criador de mini bovinos, o pecuarista João Lauro Aires Cavalcante comercializa os animais no Tocantins, e conta que resolveu investir na criação de mini bovinos por seu alto desempenho na produção de leite e para comercialização. Ele possui pouco mais de 100 animais das raças Gir, Nelore e Holandês.  “É um animal dócil e faz sucesso com a garotada e altamente vendável.

Com apenas três dias de feira já vendi todos”, disse entusiasmado.  Mini bovinos Os animais são resultado do cruzamento reduzido entre os menores animais do plantel tradicional, ou seja, não se trata de uma modificação genética via laboratório, mas de um cruzamento natural entre animais pequenos. 

Vitrines tecnológicas estimulam produção de grãos

Tema da Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins Brasil 2015, a produção de grãos, ganha destaque e apresenta novas tecnologias que estimulam o investimento de produtores na produção de sementes de grãos. As empresas de sementes de soja, milho, sorgo e insumos marcam presença com exposição de vitrines na feira, e o número de visitantes nos estandes confirma a tendência da procura dos produtores por sementes de grãos de alto padrão produtivo.

A sócia-proprietária da empresa Nativa, Viviane Kato, explica que os produtores estão interessados em investir em sementes mais produtivas. “As negociações estão excelentes, os produtores têm nos procurado para saber das novidades. O que temos notado é que há uma procura de sementes de milhos de diversos híbridos, mas também do milho para pamonha. A Agrotins está superando as nossas expectativas de negociações”, confirmou.

O consultor da empresa de sementes KWS, Luiz Antônio disse que as negociações estão superando as expectativas iniciais. “Os produtores estão interessados na busca de novas sementes, principalmente de milho para a primeira e segunda safra. Há também procura para variedades de sementes de soja e sorgo. A produção tocantinense de grãos está em expansão, por isso essa procura cada vez mais de sementes de grãos”, definiu.

O produtor José de Sousa, do município de Figueirópolis, é um dos interessados na compra de sementes de soja mais produtiva. “A intenção é produzir na próxima safra três hectares de soja, por isso estou comprando sementes certificada e de boa qualidade para garantir a produção. Sabemos que a semente sadia é essencial nas culturas de grãos”, disse.

A feira teve início na última terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo. (Da Seagro)

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247