HOME > Geral

Ministro conhece o combate ao crack no Recife

Durante a madrugada desta tera-feira, Alexandre Padilha (Sade), visitou pontos de consumo da droga na capital pernambucana e viu o modelo de combate empregado pela Prefeitura do Recife; O ministro elogiou o trabalho

Ministro conhece o combate ao crack no Recife (Foto: Patrícia Garrido/PCR)

Raphael Coutinho _PE247 – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está no Recife nesta quarta-feira (14) para a assinatura do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. No entanto, o gestor chegou ao Recife na noite da terça e foi às ruas da cidade para conhecer trabalhos feitos pelo Poder Público local junto aos usuários da droga. A primeira parada foi no Centro da cidade para acompanhar o programa “Consultório de Rua”, da Prefeitura do Recife, que visa ao combate às drogas, em especial, o crack e álcool, junto, principalmente, as moradores de rua. O ministro anunciou um investimento de R$ 2 milhões para o programa municipal.

O grupo que estava com o ministro viu de perto o trabalho de cerca de 30 redutores de danos no horário noturno. No local, o ministro conversou com esses profissionais e com algumas das pessoas em condição de vulnerabilidade e elogiou o projeto.

“Estamos acompanhando o trabalho no Recife, que é uma cidade referência no combate ao crack. Trata-se de um programa consolidado e agora são necessárias mais ações combinadas de prevenção, repressão e tratamento envolvendo os três governos (federal, estadual e municipal)”, afirmou o ministro.

O programa Consultório de Rua faz permanentemente ações junto aos moradores de rua. Durante a visita, Padilha anunciou um investimento de R$ 2 milhões para a construção de quatro albergues e requalificação dos quatro existentes. “É uma ótima notícia essa dada pelo ministro, pois impulsionará nossas ações. Agora, a meta da prefeitura é transformar esses albergues em CAPS 24h (Centro de Atenção Psicossocial), com possibilidades de diversos tratamentos relacionados ao consumo de crack e outras drogas como o álcool”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.