Ministro dos Transportes exonera dirigentes do Dnit
Superintendentes do rgo em Pernambuco, Acre e Rondnia foram afastados dos cargos por causa das denncias de irregularidades apuradas na Operao Anjos do Asfalto.
Raphael Coutinho_247 – Alvo de investigações por parte da Polícia Federal (PF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Pernambuco (Dnit-PE), registrou a sua primeira baixa. O superintendente regional do órgão no estado, Divaldo de Arruda Câmara, foi exonerado na última sexta-feira (25), pelo ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos. Junto com ele, deixou o cargo também o chefe do órgão em Rondônia e Acre, José Ribamar da Cruz, também envolvido em denúncias de irregularidades à frente da instituição.
Paulo Passos estava no comando do Dnit-PE desde maio deste ano e caiu devido ao número de irregularidades encontradas em contratos firmados pelo órgão. Em um deles, segundo levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) e Receita Federal, o desvio de recursos públicos pode chegar à R$ 67 milhões. No decorrer das investigações, a Polícia Federal encontrou indícios dos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documento público, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e ativa.
Quem está respondendo pelo órgão interinamente é Milton Rattacaso, que poderá ser efetivado na função após a exoneração. A pedido da PF, o servidor Genivaldo Paulino da Silva foi afastado de suas funções para não atrapalhar as investigações. Em nota, o Dnit já havia informado que entrou em contato com a PF para ter conhecimento do teor das investigações, que correm em segredo de Justiça. O documento diz que a solicitação das informações servirá para “adotar os procedimentos internos de Auditoria, como o Processo Administrativo Disciplinar”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: