Ministro garante reinício das obras da Norte-Sul

Informação foi dada nesta quinta-feira, 31, ao governador de Goiás, Marconi Perillo, durante audiência no Ministério dos Transportes; Perillo tratou também de outros temas, como a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080 e a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia

Ministro garante reinício das obras da Norte-Sul
Ministro garante reinício das obras da Norte-Sul (Foto: Henrique Luiz)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Goiás247_ O governador Marconi Perillo recebeu nesta quinta-feira, 31, a confirmação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, da retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul. Marconi cumpriu extensa agenda em Brasília, visitando três ministérios: Transportes, Minas e Energia e Cidades.

Para a audiência com o ministro dos Transportes, o governador levou temas prioritários, com destaque para a retomada das obras da Norte-Sul, a conclusão das obras nas BRs 060, 070 e 080, bem como a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi discutiu ainda com o ministro a construção de três eclusas nas usinas de Cachoeira Dourada, São Simão e Itumbiara (Emborcação), o que permitiria a melhoria e a consolidação da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, ligando Goiás ao Porto de Santos (SP).

Em relação à Ferrovia Norte-Sul, o ministro garantiu que os entraves que existiam no ano passado – jurídicos com relação às desapropriações, licenças ambientais e complementações de projetos executivos – foram superados. Segundo Marconi, o ministro dos Transportes deve ir a Goiânia na próxima terça-feira para reunião com construtores da Ferrovia, quando discutirá o cronograma de retomada das obras.

O ministro garantiu também a superação dos questionamentos do TCU em relação ao preço dos dormentes e à licitação do trecho entre o túnel de Anápolis ao pátio do Porto Seco. Também vão participar da reunião, além de representantes do governo estadual, os presidentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), João José dos Santos, da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, a empresa responsável pela construção da Norte-Sul e o superintendente Regional do DNIT, Riumar dos Santos.

O governador discutiu ainda com o ministro a mudança no traçado da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia. Marconi relatou a Sérgio Passos que a rodovia transformou-se numa grande avenida, com grande fluxo de veículos que trafegam pela Capital. O ministro garantiu que a obra consta de um cronograma de prioridades, entregue à presidente Dilma Rousseff.

A obra do Contorno de Goiânia envolveria ações conjuntas dos governos federal, estadual e municipal. Ainda sobre as BRs, o governo do Estado faz gestões pela conclusão das obras de duplicação da BR-060 (Goiânia-Jataí), a conclusão de um trecho de 25 quilômetros da BR-070, que passando por Itaguari e Cocalzinho, uma rodovia idealizada no governo de Juscelino Kubitschek e que liga Brasília a Cuiabá. Marconi também buscou informações a respeito das obras da BR-080, que liga a BR-153 a Luis Alves.

Por fim, o governador tratou com o Ministro dos Transportes das obras de construção da hidrovia Paranaíba-Paraná-Tietê, que requer a construção de eclusas em hidrelétricas goianas. O ministro apresentou ao governador um relatório completo do plano de investimentos de R$ 90 milhões.

Marconi está concluiu a agenda em Brasília com audiências nos ministérios de Minas e Energia e Cidades.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247