Miranda faz maratona de audiências em Brasília
Governador do Tocantins, Marcelo Miranda iniciou uma série de visitas a ministros com o objetivo de captar investimentos para o estado; dentre as audiências do governador nos ministérios em Brasília, a realizada com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gaba (ambos na foto), pode regularizar entraves e problemas do Governo com a questão previdenciária, herdados pelo Igeprev, na gestão anterior; Miranda tem, ainda, audiências marcadas com ministros da Educação, da Saúde, da Aquicultura, dos Transportes e da Aviação Civil
Tocantins 247 - O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, iniciou, nesta semana, uma série de visitas a ministros com o objetivo de captar investimentos para o estado. Dentre as audiências do gestor nos ministérios em Brasília, iniciadas nesta terça-feira, 24, a realizada com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gaba, pode regularizar entraves e problemas do Governo com a questão previdenciária, herdados pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), na gestão anterior. O governador esteve acompanhado de secretários estaduais e deputados federais.
Marcelo Miranda avaliou a audiência como “bastante satisfatória”, principalmente por perceber o ministro sensibilizado com a situação caótica em que se encontra a Previdência no Tocantins. Segundo o governador, desde os primeiros contatos realizados pelo presidente do Instituto, Jacques Silva, o ministro colocou sua equipe à disposição, a fim de encontrar uma saída viável e legal para a quitação da dívida de mais de R$ 266 milhões do Governo para com a Previdência do Estado, gerada na administração anterior.
“Essa pendência, além de prejudicar os servidores, prejudica o Poder Público, uma vez que, em decorrência dela, o Estado encontra-se inviabilizado para obter a liberação da CRP [Certificado de Regularidade Previdenciária], indispensável para que possamos firmar contratos e convênios com o governo federal”, explicou.
Também na opinião do ministro Gaba, a reunião teve resultado satisfatório. “É positivo que o governador nos procure, que se mostre empenhado em saber e se dispor a resolver a situação do Tocantins em relação à Previdência Social”, disse ele, acrescentando que o processo de negociação encontra-se bem adiantado. “Todos os dados e demandas solicitadas foram apresentadas, o governador já tomou as medidas imediatas. Boa parte das pendências já foi resolvida e, ainda esta semana, outras deverão ser sanadas, para que o Estado do Tocantins possa seguir sua vida administrativa legalmente”, disse.
O governador também teve um encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. De acordo com o ministro, o Tocantins pode ser um dos grandes destaques da Aquicultura no Brasil”. Barbalho justificou sua afirmação destacando a decisão do governador Marcelo Miranda de percorrer os Ministérios e, principalmente, de colocar o Estado “à disposição para adequar-se” à demanda de projetos federais.
“Acima de tudo, pelo propósito de tomar as decisões estratégicas necessárias para viabilizar a implantação de Parques Aquícolas no reservatório do lago formado pela UHE Lajeado”, citou. Na opinião de Barbalho, isso é decisivo para que o Ministério olhe e possa ter no Tocantins uma ação prioritária, garantindo produção, emprego, renda e fazendo com a economia do Estado se fortaleça.
Segundo Marcelo Miranda a expectativa do ministro só reforça sua responsabilidade com o crescimento no setor. “Estamos confiantes e esperamos poder fazer deste segmento um dos grandes impulsionadores da nossa economia, assim como já é com a produção de grãos, de carne e de leite”, frisou. Durante a reunião, Barbalho delegou à sua equipe atenção especial para as demandas apresentadas por Marcelo Miranda.
O Tocantins está na 14ª posição em produção de pescado no ranking nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura. Somente em 2014, foram produzidas 15 mil toneladas, aquecendo o mercado de pescado e movimentando R$ 180 milhões. O Estado tem registradas, atualmente, 36 colônias, seis mil pescadores e possui também quatro frigoríficos para abate de peixes, todos com autorização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que permite comercializar a produção.
Mais compromissos
O chefe do Executivo tocantinense também tem compromissos marcados com outros ministérios, nesta quarta. Miranda tem como objetivo fazer o ministro da Educação, Cid Gomes, a conhecer os detalhes do plano de trabalho que já foi elaborado para a Educação do Tocantins. O plano prevê a implantação da educação integral e humanizada em todas as escolas do Estado, com projetos em dois eixos: reestruturação das escolas e revisão do currículo pedagógico.
No Ministério dos Transportes, o governador quer junto ao ministro Antônio Carlos Rodrigues captar recursos para serem investidos na passagem da ferrovia Oeste-Leste pelo Tocantins. A obra do governo federal liga o Porto de Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul, passando pelo Estado, no entanto, os governos da Bahia e de Goiás apresentaram proposta para que o trajeto seja alterado, o que vai prejudicar projetos logísticos do Tocantins.
Já com a Secretaria da Aviação da Presidência da República o assunto em pauta é o resgate de projetos aeroviários para o Tocantins, sobre a plataforma logística centrada no transporte aeroviário, a partir do aeroporto de Palmas e sobre a previsão do governo federal investir na construção de 80 aeroportos na região amazônica.
A agenda do dia se encerra no Ministério da Saúde, uma das prioridades dessa gestão. Não foi informado sobre qual pauta específica o governador tratará com o ministro Artur Chioro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: