HOME > Geral

Montadoras aguardam novas regras para o setor

Volkswagen no foi a nica a postergar anncio de investimento, na mesma situao esto Hyundai, Mitsubishi e BMW. Setor espera edio do novo regime automotivo brasileiro.

Montadoras aguardam novas regras para o setor (Foto: Marcio Fernandes/AE)
Pedro Ivo Bernardes avatar
Conteúdo postado por:

Pedro Ivo Bernardes_247 - A Volkswagen não foi a única montadora a adiar o anúncio investimento no País. Na mesma situação estão a Hyundai e a Mitsubishi, que pretendem ampliar suas capacidades de produção em Goiás, e a BMW, que já anunciou planos de instalar uma fábrica no Brasil. A ordem é esperar a definição do governo sobre o novo regime automotivo brasileiro, que substituirá o aumento da alíquota para automóveis importados. A única montadora que decidiu não esperar pela nova política do Governo Federal para o setor foi a chinesa JAC Motors, que na próxima semana oficializa a Bahia como sede de sua primeira unidade no País.

No final do mês de outubro, o ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, prometeu para o dia 15 de dezembro a edição de um decreto com as novas regras para o setor, que entre outras coisas ampliaria a exigência do índice de nacionalização dos automóveis produzidos. Enquanto o decreto ainda está em gestação, governadores e parlamentares dos estados diretamente interessados no decreto se mobilizam para garantir um programa de incentivos especial para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Os governos estaduais dessas regiões temem que se o novo regime automotivo não oferecer benefícios especiais para investimentos nessas regiões, os aportes de recursos voltem a se concentrar na Região Sudeste. Nesse sentido, as bancadas parlamentares dos Estados de Pernambuco, Bahia e Goiás se movimentam para reeditar condições semelhantes às obtidas pela Ford, na Bahia, e pela Fiat, em Pernambuco.

Segundo reportagem do jornal Brasil Econômico, além da discussão com os Estados, o novo regime automotivo deve ser negociado com os países membros do Mercosul, o que deve postergar seu anúncio para 2012. As novas regras entrariam em vigor em 2013, quando vence a maioria dos acordos bilaterais no setor, como o que o Brasil mantém com a Argentina, Uruguai e México.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...